Esec da Mata Preta dá posse a integrantes do conselho consultivo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 21/12/2010
Em evento realizado na Câmara Municipal de Abelardo Luz, em Santa Catarina, no último dia 9, foram iniciadas as atividades do Conselho Consultivo da Estação Ecológica (Esec) da Mata Preta com a posse de seus conselheiros e as primeiras discussões para definir seu regimento interno.

O Conselho Consultivo da Esec foi criado pela Portaria no 78, de 27 de agosto de 2010, retificada pela Portaria no 106, de 4 de outubro de 2010 (devido a omissão de algumas instituições na primeira portaria), depois de um longo período de mobilização e discussão que envolveu entidades governamentais, da sociedade civil, empresas e proprietários interessados ou envolvidos nas questões da unidade de conservação federal (UC).

O próprio processo de criação da Estação Ecológica foi conflituoso, fato que reforça a importância da criação de seu conselho consultivo, pois abre espaço para participação e integração da comunidade e dos diversos setores da sociedade. Fazem parte do Conselho representantes de instituições como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), prefeituras, empresas, além de representantes de proprietários e de quatro comunidades.

Entre os objetivos do Conselho estão agregar apoio político, institucional e local na gestão e planejamento da unidade de conservação e de projetos em seu entorno, buscando a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, envolvendo os diversos grupos da sociedade e do poder público. Também estão entre suas finalidades integrar esforços para difundir o conceito de conservação do meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento da região com sustentabilidade.

Durante a posse dos conselheiros, Fábio Corrêa, chefe da Estação Ecológica da Mata Preta, discutiu o papel dos conselheiros e seu compromisso como representantes de suas entidades, que deve ser o de informar suas instituições e pessoas que representam, além de trazer os posicionamentos e contribuições para as discussões. Fábio assinalou que, dessa forma, o Conselho cumprirá sua função de ser representativo e passará a ser um fórum de discussão e de encaminhamento de propostas que poderão contribuir de fato para a melhoria da gestão do meio ambiente na região.

Para 2011, estão previstas oficinas de capacitação para os conselheiros. A próxima reunião deverá ocorrer em março, com as tarefas de definir o cronograma de atividades do Conselho e aprovar seu regimento interno.

Esec - A Estação Ecológica da Mata Preta, localizada em Abelardo Luz, Santa Catarina, no limite com o estado do Paraná, é uma unidade de conservação federal criada em 2005 com o objetivo de proteger alguns dos últimos remanescentes de floresta ombrófila mista, dentro do bioma Mata Atlântica. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem investindo na implementação da UC, que já possui dois servidores, escritório e equipamento básico.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/esec-da-mata-preta-da-posse-a-integrantes-do-conselho-consultivo
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Preta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.