Esec Raso da Catarina introduz novas técnicas de preservação ambiental

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 01/10/2008
Com a aprovação dias atrás do plano de manejo, a equipe da Estação Ecológica Raso da Catarina, na Bahia, estuda a introdução de novas técnicas de vigilância e de preservação ambiental, principalmente de animais em extinção, como a arara-azul-de-Lear, que tem na região sul da Esec seus principais pontos de convívio e alimentação.

Com a aprovação do plano, a equipe mantém também o calendário de formalização da estação ecológica em dia. Outro passo importante foi o início das atividades para formação do conselho consultivo. Desde agosto, os técnicos da estação ecológica promovem reuniões com lideranças comunitárias das cidades e povoados do entorno sobre a importância da criação do conselho.

O mapeamento dos 99.772 hectares da região está em fase de conclusão e, de acordo com o chefe da estação ecológica, Ely Enéas Florentino de Souza, a equipe já fez o levantamento do número de associações de cada povoado da zona de amortecimento, do nome dos presidentes e contatos e colheu informações relevantes sobre a infra-estrutura, como dados sobre eletrificação, abastecimento, postos de saúde e educação. A zona de amortecimento abrange os municípios de Santa Brígida, Macururé e Canudos e o acesso é difícil.

A equipe que realiza o levantamento de dados biológicos quantitativos no semi-árido da Bahia promoveu uma expedição entre os dias 23 e 31 de agosto para colher informações das diferentes fitofisionomias da unidade de conservação e dar continuidade aos levantamentos florísticos de áreas predeterminadas pelos pesquisadores.

Com essas ações, a equipe pretende prover a Esec de todos os instrumentos jurídicos, administrativos, ambientais, sociais e científicos contra o desmatamento e outros tipos de degradação ambiental, bem como criar mecanismos para estimular o desenvolvimento sustentável da região.

Situada na porção mais seca do Estado da Bahia, entre os municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo e Rodelas, a Esec Raso da Catarina abrange seis municípios pertencentes a duas mesorregiões da unidade da Federação: o Vale do São Francisco e o Nordeste Baiano. A unidade abriga uma amostra representativa do bioma caatinga.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Raso da Catarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.