Esec Taiamã reforça fiscalização durante a piracema no Rio Paraguai

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 20/11/2009
A Estação Ecológica (ESEC) de Taiamã, no município de Cáceres (MT), desenvolveu durante todo este ano importantes ações de fiscalização. No total, foram aplicados 25 autos de infração, que geraram multas e apreensão de materiais de pesca. Agora, com o início da piracema (período de reprodução dos peixes) no Rio Paraguai, que vai até os primeiros meses do próximo ano, o trabalho será reforçado.

Apesar do quadro de pessoal reduzido e dos poucos equipamentos disponíveis, a equipe mostrou muita disposição o ano inteiro, desenvolvendo uma fiscalização rotineira no interior da estação ecológica. Parte das operações tiveram o apoio de parceiros, como a Polícia Ambiental, Exército e Ibama.

Segundo a chefia da Unidade de Conservação (UC), os ilícitos ambientais que deram origem aos autos de infração foram: exercer a pesca sem a licença dos órgãos ambientais competentes (8); adentrar ao local proibido para a pratica da pesca (8); pesca em período de defeso, proibido por legislação (2) e prática da pesca com peixes de tamanhos inferiores aos permitidos pela legislação (7). Foram apreendidos cinco barcos com motor de popa e mais uma quantidade grande de apetrechos de pesca.

Normalmente, as operações visam a fiscalizar as atividades de pesca amadora e profissional, caça, danos à vegetação de Área de Proteção Permanente (APP) na região da área do entorno e na própria unidade de conservação. São vistoriadas lanchas e embarcações de turismo, como barcos-hotéis e embarcações menores, barcos e acampamentos de pescadores profissionais. Em média, cada operação dura de 2 a 3 dias e são abordadas cerca de 80 embarcações pequenas, 15 barcos-hotéis e cinco acampamentos de pescadores profissionais.

Como conseqüência desse trabalho, nas operações mais recentes este ano foi constatada uma crescente redução dos ilícitos ambientais. Para os servidores da estação ecológica, isso evidencia que as ações anteriores surtiram efeito, fazendo com que os pescadores que atuam na região busquem cumprir a legislação.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taiamã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.