Esec Tamoios avança na implantação de sua área nas carta náuticas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/11/2013
Os representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério Público Federal (MPF) e da Marinha do Brasil estiveram reunidos na sede do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro para tratar de mecanismos oficiais existentes que tornem a área marinha da Estação Ecológica (Esec) de Tamoios mais visível aos navegantes.

A Estação Ecológica de Tamoios é composta por 29 ilhas, lajes e rochedos com os respectivos entornos marinhos no raio de 1 quilômetro, formando 12 feições descontínuas entre os municípios de Angras dos Reis e Paraty. Sua área está representada em seis cartas náuticas. A equipe da unidade de conservação (UC) demonstrou a necessidade da delimitação da área nas cartas náuticas, de modo a orientar o usuário da baía da Ilha Grande quanto às restrições de uso desta área protegida.

A Marinha do Brasil apresentou como proposta a inclusão dos limites gráficos da UC no Roteiro Costa Sul, publicação obrigatória a todos os aquaviários, bem como a edição de notas explicativas nas seis cartas náuticas que abrangem a estação ecológica, remetendo o navegante a consultar o roteiro que trará os detalhes de localização, abrangência e restrições de uso da unidade.

A baia da Ilha Grande é uma área de extrema importância para a conservação da biodiversidade, sendo a Estação Ecológica de Tamoios a única UC responsável pela preservação de 5% deste importante ecossistema marinho. A região da baía da ilha Grande possui uma grande movimentação de embarcações, voltadas tanto para o turismo náutico quanto para atividades pesqueiras e petrolíferas. Manter estes usuários informados sobre a existência, localização e restrições de uso da UC é a melhor forma de manter a integridade desta área marinha protegida e diminuir a incidência de infrações ambientais.

Equipamentos

A Eletronuclear, representada pelo engenheiro José Carlos Pires, entregou a lancha da Esec Tamoios ao chefe da UC. A lancha, que estava em docagem para manutenção pela empresa é cabinada, de 26 pés (2005), recebeu novo motor de centro-dupla hélice/220, painel de equipamentos, estofamento, pintura e revisão elétrica. Assim a Estação Ecológica de Tamoios está habilitada para manter operações e rotinas no mar. Lembrando que a unidade conta agora com uma ilha, com benfeitorias, onde será instalada a 1ª. Base da UC, ganhos importantes para implantação desta importante área protegida marinha e insular na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4465-esec-tamoios-avanca-na-implantacao-de-sua-area-nas-cartas-nauticas.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.