ESEC Tamoios conclui primeira fase da campanha em comemoração aos seus 20 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/10/2011
A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, localizada na Baía da Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, concluiu no início de outubro a primeira etapa da campanha em comemoração aos seus 20 anos de criação. Esta é a primeira campanha de divulgação da unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que apesar de ter sido criada há mais de duas décadas, ainda é desconhecida pela população local e turistas.

A campanha, produzida com recursos de compensação ambiental da Usina Nuclear de Angra II, além de informar às comunidades e turistas sobre a existência da área protegida marinha e insular, foca na importância da UC como local de monitoramento da qualidade ambiental da Baía da Ilha Grande, na manutenção dos recursos pesqueiros da região e na preservação da biodiversidade.

Segundo a analista ambiental e coordenadora da campanha, Sílvia Peixoto Amorim, a equipe instalou 23 banners nas marinas de Paraty e Angra dos Reis, distribuindo também cartazes e folders sobre a unidade. Estão em veiculação 20 "busdoors" nas frotas de ônibus dos municípios citados com apoio da empresa de transportes EVAL. Na sede foram instalados painéis informativos e adesivos de vidros sobre a estação ecológica e sua biodiversidade. A campanha também foi veiculada em dois eventos nestes municípios em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizada no mês de junho.

No início deste mês foram instaladas três placas informativas sobre a Esec nos principais locais de embarque e desembarque de turistas e produtos de pesca na região de Paraty. A previsão é de que mais duas placas devem ser instaladas ainda neste mês.

A segunda fase, prevista para ter início ainda este ano, contará com o lançamento de dois vídeos sobre a unidade, os quais serão utilizados em atividades educativas em escolas e instituições regionais. Acredita-se que esta fase da campanha será fortalecida com recursos oriundos de outras atividades de licenciamento ambiental relacionadas à estação ecológica.

Com a implantação da campanha e a sinalização da unidade por meio das placas colocadas nas ilhas, a Estação Ecológica de Tamoios tem se tornado cada vez mais conhecida entre as comunidades locais e turistas. Outras informações sobre a campanha poderão ser obtidas através do telefone (24) 3362 9885 ou e-mail: esec.tamoios@icmbio.gov.br .




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2085-esec-tamoios-conclui-primeira-fase-da-campanha-em-comemoracao-aos-seus-20-anos
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.