ESEC Tamoios é sede de curso de Proteção à Fauna da Mata Atlântica para professores de Paraty

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/06/2009
Em continuidade à campanha "Bicho Legal é Bicho Solto", a Estação Ecológica de Tamoios promoveu na semana de meio ambiente, nos dias 4 e 5 de junho o curso: "Fauna da Mata Atlântica, Conservação e Ameaças". Os objetivos do curso foram informar e sensibilizar os participantes quanto à captura e tráfico de animais silvestres na região, tonando-os multiplicadores dos temas abordados.

Segundo a organizadora do curso e analista ambiental da ESEC Tamoios, Sílvia Peixoto Amorim, a região é uma das principais rotas do tráfico de animais do Brasil. "Infelizmente, parte da população da região Sul-Fluminense retira animais da natureza e os faz de fonte ilegal de recursos".

O curso, direcionado a professores da rede municipal de ensino de Paraty, contou com o apoio da Secretaria de Educação de Paraty, Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), ONG GPAK e Eletronuclear.

Além de estarem praticando uma atividade criminosa, os infratores nem sempre recebem quantias significativas nas vendas. A exploração sustentável de recursos da flora e fauna, em especial por meio do turismo de observação, gera retorno para a região tanto econômico, quanto social e ambiental.

Entre os temas trabalhados estavam os impactos da retirada de animais da natureza, as doenças transmitidas pela fauna silvestre e o turismo de observação de aves como alternativa econômica para a região.

Em outubro haverá uma exposição aberta ao público sobre os trabalhos desenvolvidos pelos professores com os alunos nas escolas. O local e a data ainda estão sendo acertados. Maiores informações sobre a campanha podem ser obtidas no telefone (24) 3362-9885.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cairuçu
  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.