Especialista elabora plano de Manejo Integrado do Fogo para evitar incêndios no Jalapão

Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - http://semades.to.gov.br/ - 01/04/2014
Fazer do fogo um aliado, de forma simplificada, é essa a estratégia do Governo do Estado e parceiros para evitar que o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) seja tomado por incêndios descontrolados durante o período de estiagem. Para isso, está na unidade, entre 30 de março e 04 de abril, o especialista em Manejo Integrado do Fogo (MIF), Robin Beatty, que vai elaborar um plano de queimadas na região para que as áreas mais propícias ao fogo sejam queimadas em períodos mais amenos e com os devidos controles.

O manejo integrado do fogo é uma forma de visualizar esse elemento em dois aspectos, positiva e negativamente. De forma positiva, o MIF pode ser o caminho adequado para aliar a conservação dos ecossistemas com a subsistência daqueles que dependem do uso do fogo, como a limpeza de pastagens e rebrota do capim dourado. Porém, negativamente, quando este sai do controle e toma áreas próximas a nascentes, rios e serras, causando prejuízos à biodiversidade.

Nesta segunda-feira, 31, Beatty reuniu-se com a equipe do parque e técnicos do Instituto Natureza do Tocantins- Naturatins e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades para juntos iniciarem o Plano de manejo integrado do Fogo no PEJ. Pela manhã, eles buscaram informações nos mapas de focos de calor e traçaram as rotas de visitas às áreas com mais predisposição ao fogo, ou seja, onde há maior quantidade de massa combustível (vegetação), que não sofreu com queimada nos últimos anos.

Segundo o especialista, a intenção do MIF é realizar a queimada em áreas que certamente serão tomadas pelo fogo, antes que isso aconteça de forma descontrolada e de grandes proporções. "Com o manejo, a gente sabe como e quando fazer uma queimada e principalmente qual a sua finalidade", frisou Beatty, ressaltando ainda que todo trabalho depende principalmente do envolvimento da comunidade no planejamento e na forma que será executado o trabalho.

Com o plano fechado, o próximo passo será o trabalho de queimada controlada com a construção de aceiros negros nas vias de acesso ao parque, faixas de bloqueio nas serras e veredas. A previsão para o início deste trabalho é entre o final do mês de maio e início de junho, quando a vegetação ainda está úmida, e os ventos não são tão intensos.

O Plano de Manejo Integrado do Fogo faz parte do Projeto "Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado, conhecido como Cerrado Jalapão, que é fruto de um acordo entre o Brasil e a Alemanha, por meio de seus parceiros institucionais.

Em dezembro do ano passado a capital Palmas foi palco do primeiro Workshop Internacional de Manejo Integrado do Fogo como forma de apresentar e trocar experiência entre os especialistas da área e, principalmente, analisar como esse sistema poderia ser aplicado no Estado.

Participam dos trabalhos a gerente do PEJ, Rejane Ferreira, o coordenador de Biodiversidade e Áreas Protegidas, João Leal Neto e os técnicos do Naturatins Victor Moreto (Parque Estadual do Lajeado), Maxsuel Viana Panta e Maurício José Alexandre, e da diretoria de Meio Ambiente e Florestas da Semades, Warley Carlos Rodrigues.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/4/1/especialista-elabora-plano-de-manejo-integrado-do-fogo-para-evitar-incendios-no-jalapao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.