Espetáculo das baleias começa mais cedo este ano

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 16/05/2011
Elas emocionam quem as vê, tamanho o impacto que causam. E, como um brinde, chegaram este ano um pouco mais cedo ao litoral brasileiro. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia, é o palco principal para esta aventura inesquecível: a observação das baleias jubartes.

Antecipando a temporada de observação de baleias, que se inicia normalmente em julho, esta semana já foi possível avistar grupos no trajeto entre Caravelas e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - na região denominada Costa das Baleias, formada pelos municípios de Prado, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri.

Frequentadoras assíduas da região na época da reprodução e cria, quando buscam as águas quentes e rasas da região dos Abrolhos, as baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), também chamadas de baleia corcunda ou preta, podem chegar a 16 metros de comprimento.

As baleias desta espécie podem chegar a 40 toneladas e são conhecidas por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realizam - saltos, exposição de cabeça e das nadadeiras - e por um desenvolvido sistema de vocalização.

Além da observação de baleias, a região possui várias opções de mergulho, com recifes de corais imensos e coloridos, cavernas submarinas e uma imensa variedade de peixes e outros animais marinhos, bem como diversos tipos de tartarugas.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possui ainda uma sede administrativa na área urbana de Caravelas, local onde se encontra o seu Centro de Visitantes. Ali é possível observar uma réplica em tamanho natural de uma baleia Jubarte.

A visitação e o uso das instalações são totalmente gratuitos e o Centro conta com monitores para receber, acompanhar e informar os visitantes sobre o Parque e seus atrativos naturais, além das regras de conduta dentro da Unidade de Conservação, entre outros assuntos.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1219-aberta-temporada-de-observacao-de-baleias-em-abrolhos
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.