Estação ecológica Anavilhanas vira parque nacional

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 13/11/2008
A estação ecológica Anavilhanas, no Amazonas, passa a ser, a partir de agora, parque nacional. A lei que regula a recategorização da unidade foi aprovada pelo Congresso Nacional e publicada no Diário Oficial. Os limites foram mantidos. No futuro, o parque pode vir a ser incluído no programa de ecoturismo dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo.

Estação ecológica é uma categoria de unidade de conservação restrita à pesquisa científica e à educação ambiental, modelo conflitante com a realidade da região, mais vocacionada para o turismo ecológico sustentável. Assim, a mudança facilita o planejamento de programas de visitação e o aproveitamento da infra-estrutura já existente na unidade.

Técnicos da Diretoria de Proteção Integral do ICMBio garantem, no entanto, que os programas de pesquisa e de educação ambiental, que vinham sendo realizados na estação ecológica, serão mantidos na nova estrutura. O plano de manejo será refeito para regulamentar as novas atividades que serão permitidas com a transformação do local em parque.

Ainda segundo os técnicos da Diretoria de Proteção Integral, o plano de manejo deverá permitir, entre outras atividades, a visitação turística em Anavilhanas, sem afrouxar as regras de conservação ambiental.

BELEZA - O arquipélago de Anavilhanas é uma das mais belas paisagens da Amazônia. Fica a 40 quilômetros de Manaus, percurso que pode ser feito de barco. O parque preserva floresta, rios, praias, além da flora e fauna terrestre e aquática da região.

A qualidade do PH da água do rio Negro e afluentes, que cortam a região, inibe a procriação de insetos como mosquitos e pernilongos, tornando o ambiente ao ar livre especialmente aprazível comparado com o de outras região tropicais do mundo e da própria Amazônia.

A região dispõe de hotéis e pousadas, situados em plena floresta, que proporcionam muito mais que uma simples estada. Lá, os turistas podem sentir bem de perto o astral da selva e dos rios, com a vantagem de estarem próximos às mais de 400 ilhas com praias e florestas que pontuam no local.

Com a criação do parque, a região deve receber programas e ações governamentais de incentivo ao turismo. Um dos setores mais beneficiados será a comunidade ribeirinha, que ganhará, com isso, uma boa alternativa de renda. Assim, já se prevê a redução de práticas degradadoras ao meio ambiente, como a pesca ilegal e a caça de animais silvestres.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.