Estação Ecológica de Carijós coíbe pesca ilegal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/09/2014
A Estação Ecológica de Carijós (SC) divulgou no mês de setembro os resultados da Operação de Fiscalização da Tainha 2014, realizada entre março e agosto deste ano, com o objetivo de coibir atividades de pesca ilegal dentro e no entorno da Unidade de Conservação (UC).

Durante o período, foram realizadas 27 ações fiscalizatórias, além de vistorias e levantamento de informações. As ações ocorreram por terra e mar e cerca de 50 quilos de peixes, incluindo crustáceos, moluscos e cnidários, foram apreendidos. Além disso, 34 autos de infração foram lavrados. "A operação demonstrou a importância do controle e fiscalização da pesca fora dos limites da Estação Ecológica (Esec) Carijós, uma vez que mais de 60% das infrações por pesca em local proibido, que representaram 94% das autuações, ocorreram no entorno", relatou o chefe da UC, Silvio Souza.

De acordo com o biólogo Luis Otavio Frota da Rocha, analista ambiental da ESEC Carijós, a proteção da fauna aquática exclusivamente no interior da UC não assegura a manutenção dos estoques pesqueiros, já que muitas espécies possuem necessidades de deslocamento pelos diferentes ambientes ao longo de seus ciclos de vida. "O total apreendido representa tão somente as capturas constatadas no momento do flagrante de fiscalização, ou seja, aquelas que ocorreram desde a última despesca efetuada pelo infrator", informou Rocha.

A importância da ESEC Carijós para a pesca e proteção da biodiversidade

Criada em 1987 com aproximadamente 750 hectares, a Estação Ecológica de Carijós garante a preservação de importantes remanescentes de manguezais e ecossistemas de transição na Ilha de Santa Catarina. Em sua área estão protegidos os sistemas estuarinos formados pelas bacias hidrográficas de Saco Grande e de Ratones.

Os manguezais preservados da ESEC Carijós atuam como berçário e refúgio para diversas espécies da fauna aquática que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento. "Por isso, a UC possui especial importância para a pesca, principalmente para as comunidades tradicionais. Este é um dos principais serviços socioambientais oferecidos pela ESEC Carijós", explicou o chefe da Unidade de Conservação.

Destinação das apreensões

O pescado apreendido foi destinado sumariamente: animais vivos foram soltos imediatamente; pescado sem condições de consumo humano foi deixado no mesmo local, para servir de alimento a outros animais e o pescado próprio para consumo humano foi regularmente doado para instituições filantrópicas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4989-estacao-ecologica-de-carijos-coibe-pesca-ilegal.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.