Estação Ecológica de Maracá elabora Plano de Ação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 05/04/2012
O Plano de Ação do Conselho Gestor, documento que estabelece o planejamento, estratégias, prazos e responsabilidades, foi discutido e elaborado durante a 10ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Gestor da Estação Ecológica de Maracá.

O encontro realizado no período de 28 a 30 de março, na sede da unidade de conservação, teve o apoio financeiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e contou com a participação de 40 conselheiros e convidados, além do apoio de analistas da Floresta Nacional de Roraima.

Durante a assembleia foram traçadas as principais linhas de ação para 2012 e 2013. Segundo o chefe da Estação Ecológica de Maracá, Benjamim da Luz, os três principais eixos temáticos que compõem o Plano de Ação são: incentivar e apoiar atividades sustentáveis, elaborar e implementar os planos de comunicação e capacitação e contribuir com o ordenamento territorial no entorno da unidade de conservação. "Esses eixos contribuem com a manutenção da qualidade do ambiente que circunda a unidade. As principais linhas de atuação firmadas no plano são um avanço para a gestão, que ajuda a desmistificar o papel das unidades de conservação no estado de Roraima".

Benjamim destaca que "o plano é proativo, e pretende contribuir com os processos de ordenamento territorial do entorno da unidade, buscando melhorar a permeabilidade de informações entre esferas da sociedade e as de governo, atuantes no espaço de construção da conservação aliada ao bem estar social".

A moderação e aplicação das técnicas participativas do evento ficaram por conta dos analistas ambientais Sylvia Chada, da Estação Ecológica Tamoios (RJ) e Romério Bríglia, do Parque Nacional Serra da Mocidade (RR). A programação contou com atividades culturais, distribuição de publicações doadas por parceiros e visita guiada ao sistema de trilhas da Estação Ecológica de Maracá, ação que permitiu aos conselheiros a experiência de contato com uma área não impactada e o avistamento de animais que em outros locais, normalmente se afugentam na presença humana.

Conselhos

Os conselhos das unidades de conservação são fóruns de discussões de assuntos pertinentes à gestão da unidade e problemas socioambientais do entorno. Segundo o analista ambiental da Estação Ecológica de Maracá, Bruno Souza, que atua como secretário executivo do Conselho, "metodologias participativas contribuíram para a construção de um Plano de Ação que contempla as demandas socioambientais das comunidades do entorno."



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2729-estacao-ecologica-de-maraca-elabora-plano-de-acao.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maracá
  • UC Roraima
  • UC Tamoios (ESEC)
  • UC Serra da Mocidade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.