Estação Ecológica de Tamoios promove Operação Âncora

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 07/02/2013
A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, acaba de realizar a Operação Âncora, que teve o objetivo de coibir o fundeio de embarcações na área marinha da unidade de conservação.

O trabalho foi coordenado pelo ICMBio com o apoio do Instituto do Ambiente (Inea) e das polícias Federal e Militar, que disponibilizaram vinte agentes. A atividade se concentrou nas enseadas da Piraquara de Dentro, Pingo d'Água, Tanguá e Sandri, em Angra dos Reis (RJ), que registram maior incidência de fundeio na Esec Tamoios, conforme dados de quatro anos de monitoramento.

A operação transcorreu durante todo o dia de sábado passado (2). Aproximadamente 50 embarcações foram abordadas. Os seus condutores ou responsáveis receberam orientações sobre as restrições de uso da unidade de conservação, os objetivos de criação da Esec e material informativo contendo o mapa da área protegida.

Banco de dados

Todas as embarcações foram fotografadas e passaram a compor o banco de dados da unidade. Os barcos que já haviam sido abordadas anteriormente foram autuados. As áreas escolhidas para a ação estavam todas com sinalização, seja insular ou costeira.

Essa foi a primeira operação de fiscalização realizada com o objetivo de coibir o fundeio de embarcações no interior da Esec de Tamoios. A baia da ilha Grande consta como área prioritária para a conservação marinha, e a Esec contribui para a preservação de 13% desse importante ecossistema.

O fundeio nas águas da ESEC Tamoios causam impactos no fundo do mar, com danos maiores em áreas onde há espécies ou habitats sensíveis a perturbações. Além dos danos diretos da ancoragem, a presença destas embarcações pode acarretar outros impactos, como poluição aquática (óleo e derivados, geração de resíduos ou esgotamento sanitário), sonora e visual, além do fato de que a entrada nos limites da Estação Ecológica sem autorização, em geral, concorre para a prática de atividades proibidas, como pesca, comércio, mergulho, caça submarina, fundeio, visitação a ilhas, entre outras.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3677-esec-tamoios-promove-operacao-ancora.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.