Estação Ecológica do Taim festeja 23 anos de criação

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 31/07/2009
Em 21 de julho de 1986 os moradores dos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e os amantes da natureza do mundo inteiro ganharam de presente a Estação Ecológica (Esec) do Taim. São 11 mil hectares dominados pelas matas de restinga, dunas, campos, banhados e lagoas costeiras, a 100 quilômetros da fronteira com Uruguai, no pampa gaúcho. É um santuário reconhecido como uma das áreas úmidas mais importantes da América do Sul, que tem na avifauna diversificada uma de suas características mais marcantes. E tudo isso foi comemorado neste mês de aniversário com vários eventos abertos aos habitantes da região.

Para marcar a data, houve inúmeras atividades na semana passada, do dia 21 ao dia 24. Entre elas, uma exposição itinerante, com paineis ilustrativos, filmes e uma mostra de 20 cartuns denominada Taim Graçado, que apresenta um olhar bem humorado sobre a estação ecológica. Os desenhos fizeram muito sucesso entre os visitantes, como conta a analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Liziane Alves, que fez parte da organização dos eventos e é servidora da Esec. "Os cartuns foram elaborados por renomados profissionais do Rio Grande do Sul e de São Paulo, que utilizaram todo talento para abordar o tema da conservação."

Claro, além dos "parabéns pra você" o público pôde participar de um almoço carreteiro na sede da estação, durante a reunião do Conselho Consultivo. Ainda houve as exposições itinerantes nos centros das cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. As pessoas puderam notar em detalhes as características da Unidade de Conservação (UC) e refletir sobre as ações de preservação e sustentabilidade.

Os eventos mobilizaram a imprensa da região e os moradores das cidades abrangidas pela estação. "Tivemos apoio do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), das Prefeituras Municipais de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar e da Aloha Surf Shop," detalha Liziane.

Para o chefe-substituto da Esec, Hamilton Fernandes Souza, a iniciativa das comemorações teve como objetivo principal a integração das comunidades à unidade conservada. "E participação foi muito importante, principalmente das escolas dos municípios onde os eventos foram promovidos," destaca.

Conquistas e desafios - A maior conquista da unidade ao longo dessa jovem existência, para ele, é presença constante da proteção em toda a área, de forma a garantir a sustentabilidade do ecossistema costeiro marinho do pampa gaúcho. "Isso se deve, sem duvida, a capacidade e profissionalismo dos servidores da estação ecológica. Eles não medem esforços para desenvolver suas atividades com empenho e dedicação," assinala Hamilton Souza.

Como maior batalha daqui para frente, Souza destaca a questão fundiária na região da UC. "Creio que o principal objetivo é conseguirmos concluir, com sucesso, o processo de regularização territorial da unidade, dando condições de, posteriormente, elaborarmos o plano de manejo e demais atividades inerentes a estas ações."
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.