Estação Ecológica Serra das Araras é paraíso para as aves no cerrado mato-grossense

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 19/06/2008
Mais de 340 espécies foram registradas na Estação Ecológica Serra das Araras, no Mato Grosso - região considerada de grande importância para a conservação da avifauna do cerrado mato-grossense. Neste toral estavam animais endêmicos (que só existem na estação) e ameaçados de extinção tais como a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) e a codorna-mineira (Nothura minor).

Entre as espécies endêmicas, destacam-se o papagaio-galego (Amazona xanthops), o limpa-folha-do-brejo (Philydor dimidiatus), o tapaculo-de-coleira (Melanopareia torquata), o soldadinho (Antilophia galeata), o bico-de-pimenta (Saltator atricollis), a campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens) e a gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus).

Dentre as ameaçadas de extinção, o socó-boi-escuro (Tigrisoma fasciatum), o araçari-de-pescoço-vermelho (Pteroglossus bitorquatus), a águia-cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus), o bicudo (Oryzoborus maximiliani), o papa-moscas-docampo (Culicivora caudacuta) e a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).

O bioma ocupa aproximadamente 25% do território nacional e conta com 837 espécies - com a terceira avifauna mais rica do Brasil. Além disso, é um dos biomas mais ameaçados globalmente, pela fragmentação de seus ambientes naturais e destruição promovida pela agricultura mecanizada e pecuária.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra das Araras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.