Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins comemora 10 anos de criação

O Girassol - http://www.ogirassol.com.br - 22/09/2011
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2011, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Unidade de Conservação (UC) da categoria de Proteção Integral, realiza a Oficina Intermunicipal de formação do Conselho Consultivo, na Câmara dos Vereadores de Almas/TO, a partir das 14h.

Foram convidadas mais de 50 instituições, entre Associações, Prefeituras, Órgãos públicos estaduais e federais, ONG, Universidades e Instituições de classe atuantes nos cinco municípios englobados pela UC - Almas, Rio da Conceição, Mateiros e Ponte Alta, no Tocantins, e Formosa do Rio Preto, na Bahia, que deverão eleger setorialmente os representantes a integrar o Conselho.

As Unidades de Conservação da Natureza, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), Lei 9.985/2000, devem dispor de Conselhos, que são instâncias de participação social para garantir o controle social e a proposição de programas e projetos com vistas à inserção da Unidade no contexto local e regional e o efetivo cumprimento de seu papel de protetor do patrimônio ecológico da sociedade brasileira.

A Oficina integra as comemorações pelos 10 anos de criação da Estação Ecológica, que se deu através do Decreto s/n, de 27 de setembro de 2001. Na noite de sábado, apresentações culturais dos grupos de Sússia e Catira locais dão o tom do festejo, na Praça da Matriz.

O encontro em Almas é o ápice de um amplo processo de mobilização social realizado entre maio e julho deste ano, que envolveu cerca de 200 pessoas, representando mais de 20 instituições. Foram realizadas seis reuniões e sete oficinas para o setor do turismo, do agronegócio, das comunidades residentes, associações locais e gestores públicos municipais, considerados prioritários nesta primeira etapa, seja pelo grau de relação com a UC ou de impacto sobre esta. Junto às prefeituras, o enfoque foi o fortalecimento da gestão ambiental local, dentro de um Plano de Ação desenvolvido pelo projeto Corredor Ecológico do Jalapão, uma cooperação técnica entre ICMBio e JICA.



http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=29505
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.