Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins comemora seu décimo aniversário

ICMBIo - http://www.icmbio.gov.br - 30/09/2011
Nos dias 24 e 25 de setembro, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comemorou seu 10o aniversário com a realização da Oficina Intermunicipal de formação do Conselho Consultivo, na Câmara dos Vereadores de Almas, no Tocantins.

Durante as comemorações, foram realizadas diversas apresentações culturais dos grupos de Sússia e Catira locais. O apoio da Prefeitura de Almas foi decisivo para o sucesso da oficina e boa parte da programação da festa foi organizada pelo governo municipal. Além disso, o prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), acompanhou as atividades do início ao fim, demonstrando a importância do processo para a gestão municipal. "Estamos muito interessados em promover o desenvolvimento sustentável no nosso município. O turismo é um grande potencial inexplorado que temos. Nossa expectativa é que através do Conselho da Estação, tenhamos um maior apoio para concretização deste trabalho", esclarece o prefeito.

A proposta de composição elaborada pelo grupo de trabalho interinstitucional instituído para acompanhar o processo de criação do conselho da UC, norteou as discussões quanto à composição ideal do colegiado, que ficou assim definida: dez cadeiras para o setor público, sendo cinco para os municípios e cinco para os órgãos federais e estaduais, e 12 para a sociedade civil, sendo seis para organizações locais (incluindo as comunidades residentes no Estação), duas para ONG, três para o setor produtivo e uma para o setor de pesquisa.

O próximo passo é o envio dos ofícios para confirmação das instituições. "A Oficina superou nossas expectativas, o que atribuímos ao minucioso planejamento realizado em conjunto com o grupo de trabalho e ao compromisso e interesse das instituições presentes", comemora o chefe da unidade de conservação, Áquilas Mascarenhas. Para Gino Machado, gestor público do Naturatins, órgão estadual do meio ambiente, que apoiou a facilitação da oficina, "a experiência acumulada em outros processos de formação de conselhos contribuíram para que as dificuldades fossem minimizadas, o que representa um amadurecimento da gestão ambiental no nosso estado".

Cerca de 30 instituições participaram da oficina, entre associações, prefeituras, órgãos públicos estaduais e federais, ONG, universidades e instituições de classe atuantes nos cinco municípios englobados pela UC, como Almas, Rio da Conceição, Mateiros e Ponte Alta, no Tocantins, e Formosa do Rio Preto (BA). Após a atividades de reflexão, integração e esclarecimentos sobre a unidade de conservação, o ICMBio, o Conselho Consultivo e as instituições presentes elegeram setorialmente os representantes para integrar o Conselho.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1851-estacao-ecologica-serra-geral-do-tocantins-comemora-o-decimo-aniversario
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.