Estação Ecológica Tamoios combate pesca ilegal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/10/2015
Operação no mar teve duas etapas: uma diurna e outra noturna


A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, realizou mais uma operação de fiscalização para coibir a pesca ilegal no interior da unidade de conservação (UC) e na baía da Ilha Grande, que faz parte da zona de amortecimento. A ação foi dividida em duas etapas: uma diurna e outra noturna.

Embora não tenham flagrado nenhuma embarcação de pesca industrial, que era o alvo principal da operação, os agentes emitiram três autos de infração a pescadores de arrasto de fundo que pescavam camarão dentro da unidade de conservação (dois flagrados à noite e um durante o dia).

Os agentes aplicaram multas no valor total de R$ 10.488,00 e apreenderam três embarcações com petrechos de pesca e, ainda, 25 Kg de camarão e 10 Kg de peixes, doados, depois, a uma escola pública de Paraty (RJ). Além disso, uma rede de emalhe de mais de 700 metros de comprimento foi retirada do interior da unidade de conservação.

Força-tarefa

A ação contou com a participação de representantes da Esec Tamoios e Coordenação Regional 8 do ICMBio, da Polícia Ambiental e do Escritório Regional do Ibama em Angra dos Reis. Ao todo, 12 pessoas integraram a força-tarefa que contou com o auxílio das duas lanchas da estação ecológica.

"O foco principal dessas ações de fiscalização é a pesca industrial, que tem maior potencial de causar dano à unidade de conservação. Nesse sentido, durante a semana da operação, acompanhamos intensivamente o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps) para orientar nossas buscas noturnas no mar", disse o analista ambiental Eduardo Godoy, responsável pela agenda de proteção da Esec Tamoios.

O Preps faz monitoramento, gestão pesqueira e controle das operações da frota pesqueira permissionada pelo governo federal. Obriga embarcações pesqueiras maiores de 15 metros de comprimento a terem equipamento de rastreamento, via satélite, alimentador de sistema informatizado com suporte geoespacial, que permite acompanhar toda a movimentação da embarcação.

"Poucos órgãos ambientais estão fazendo fiscalização da pesca à noite. O importante é que, apesar das restrições logísticas e financeiras, temos conseguido coibir minimamente a pesca ilegal na unidade de conservação e entorno, fortalecendo a parceria com o Ibama e Polícia Ambiental", afirmou Régis Lima, chefe da Esec Tamoios.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7153-estacao-ecologica-tamoios-combate-pesca-ilegal.html
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.