Estação Ecológica Tupinambás celebra 25 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/07/2012
No mês em que comemora seus 25 anos de criação, a Estação Ecológica (Esec) de Tupinambás, no litoral norte de São Paulo, foi homenageada pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP).

O evento ocorreu no dia 3 passado, com cerca de 160 participantes. Eles puderam visitar o Globo Science on Sphere do Museu do Instituto Oceanográfico que projeta as mudanças climáticas na superfície do planeta, além de contemplar uma exposição fotográfica da ultima expedição de avistagem de cetáceos no entorno da Esec Tupinambás.

Na ocasião foram apresentadas as datas para as próximas expedições de avistagem e abertas as inscrições para embarcações e monitores. Foram inscritas 55 embarcações para as próximas expedições que estão sendo coordenadas pelo pesquisador Marcos Santos do IO/USP e pelo diretor de Meio Ambiente do Iate Clube de Barra do Una e Iate Clube de Ilhabela, Julio Cardoso.

As expedições são uma boa oportunidade de conscientização ambiental do setor náutico e de levantamento inédito das populações de cetáceos do litoral norte.

O evento foi organizado pelo ICMBio e o Instituto Oceanográfico da USP, com o apoio da DuPont, Iate Clube de Ilhabela e Iate Clube de Barra do Una.

A Estação Ecológica

Criada em 1987, através do Decreto Federal no 94658, a Esec Tupinambás é uma unidade de conservação (UC) localizada no litoral norte de São Paulo, nos municípios de São Sebastião e Ubatuba e abrange diversas ilhas, ilhotas e lajes, está sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É uma área de preservação de espécies de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas, abriga também espécies endêmicas da fauna e flora e têm o maior ninhal de aves marinhas das costas Sul e Sudeste do Brasil.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3104-estacao-ecologica-tupinambas-celebra-25-anos.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.