Estado aumenta em mais de 100% área de proteção do Parque da Ilha Grande

O Globo, Rio, p. 20 - 07/01/2007
Estado aumenta em mais de 100% área de proteção do Parque da Ilha Grande
Governador decidiu assinar decreto em 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá

Alessandro Soler

No dia dedicado a Iemanjá, a divindade das águas na tradição iorubá, a Baía de Ilha Grande vai ganhar mais uma área de preservação. 0 governador Sérgio Cabral escolheu o dia 2 de fevereiro para assinar um decreto que aumenta em mais de 100% a zona protegida da ilha. A nova presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Yara Valverde Pagani, empossada anteontem, explica que esta é uma das principais ações do órgão, antes da incorporação - junto com a Serla e a Feema - ao novo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A área atual do Parque Estadual da Ilha Grande, de 5.594 hectares, será acrescida de outros 6.458 hectares.

Toda a nova zona protegida está localizada acima da cota de cem metros de altura, onde, segundo o secretário de Ambiente, Carlos Minc, a biodiversidade é riquíssima. A ilha conta ainda com os 3.600 hectares da Reserva Biológica da Praia do Sul, região em tese mais exclusiva. Apesar disso, é comum turistas e moradores de áreas próximas atravessarem-na.

- Nosso objetivo é conter a degradação da ilha. Vamos destinar funcionários para a agência regional de lá, quando fizermos o concurso para o Inea. A região da Baía de Ilha Grande terá uma agência forte - prometeu Minc.

De acordo com Yara, a incorporação de novas áreas à zona de proteção seguiu-se a amplas discussões que envolveram moradores, representantes de empresas e proprietários da Ilha Grande:

- Não,foi algo que impusemos de cima para baixo. A população sabe que a ilha precisa de proteção extra.

0 projeto surgiu durante a curta gestão da ex-governadora Benedita da Silva. Então presidente do IEF, André Ilha propôs estender o parque para toda a ilha acima da cota cem. Ficaram de fora zonas costeiras já povoadas e que têm Interesse turístico. Todas as coordenadas geográficas foram traçadas, e houve audiência pública para ouvir sugestões e críticas.

- Fico gratificado, o decreto vem em boa hora - comemora André. - 0 governador retomou essa urgência da Ilha Grande, infelizmente relegada durante os últimos anos.

O Globo, 07/01/2007, Rio, p. 20
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Praia do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.