Estado terá 200 guarda-parques

O Globo, Rio, p. 23 - 21/12/2007
Estado terá 200 guarda-parques
Bombeiros vão fiscalizar os 300 mil hectares de unidades de conservação

Fernanda Pontes

Para fazer a fiscalização de 300 mil hectares de parques e reservas biológicas em todo o estado, o governador Sérgio Cabral assinou decreto ontem criando no Corpo de Bombeiros o cargo funcional de guardaparque. A equipe será formada por 200 bombeiros e o projeto-piloto será implantado no Parque Estadual da Ilha Grande, em fevereiro de 2008. A idéia é expandir os trabalhos para outras áreas protegidas do estado.

Os guarda-parques serão formados após concurso público para admissão de novos bombeiros.
A Ilha Grande será a primeira unidade beneficiada. Depois, a experiência será estendida para outros parques, como o dos Três Picos, na Região Serrana, e o Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio.

Segundo o secretário do Ambiente, Carlos Minc, os guarda-parques vão tentar evitar a favelização de áreas verdes. Ele explicou que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) não tem como fiscalizar sozinho todas as unidades de conservação do estado, mesmo com o concurso que o governo fará para contratar 310 pessoas. Os novos funcionários, segundo ele, vão reforçar o futuro Instituto Estadual do Ambiente (IEA), que juntará os três órgãos básicos do setor ambiental: IEF, Feema e Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

- A idéia de juntar a experiência e eficiência dos bombeiros aos esforços dos órgãos ambientais é tão boa que a ministra (do Meio Ambiente) Marina Silva falou que pretende expandi-la para o resto do país. Afinal, o governo federal tem unidades de conservação que sozinhas são bem maiores que o próprio Estado do Rio - afirmou Minc.
Para o presidente IEF-RJ, André Ilha, o decreto é histórico e, segundo ele, quando o serviço de guarda-parques estiver funcionando plenamente, o atual efetivo será quadruplicado.

- Com isso, teremos uma capacidade de resposta às infrações ambientais muito maior do que a atual. Além disso, os guardaparques vão informar e orientar visitantes fazendo com que nossos parques se tornem mais conhecidos e, conseqüentemente, com mais apoio para sua efetiva implantação.

O Globo, 21/12/2007, Rio, p. 23
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pedra Branca (PES)
  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.