Estudantes de biologia têm aula prática na REBIO Jaru

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 02/07/2012
Vinte alunos de Ciências Biológicas do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná participaram do curso de identificação de rastros e outros vestígios de vertebrados na Reserva Biológica (Rebio) Jaru, em Rondônia. A reserva é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O curso, promovido pelas professoras Janaina Casella e Carla Braga Leite, teve como objetivo demonstrar algumas técnicas de levantamento de vertebrados em campo, com pontos de escuta e busca ativa para anurofauna (rãs, sapos e pererecas), transectos de busca ativa direta e indireta da mastofauna (mamíferos) e a observação e escuta da avifauna (pássaros).

Durante o evento, foi possível oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer um pouco mais da fauna e flora local, identificar as limitações de cada técnica empregada para o levantamento de vertebrados, aprendizado prático e experiências de campo, possibilitando a aplicação do conhecimento teórico.

Palestra

As atividades foram iniciadas com uma palestra sobre a Rebio Jaru. Em seguida, foram realizados pelos monitores e pela professora Janaina, com o objetivo de demonstrar técnicas para o monitoramento da avifauna e da mastofauna.

Além disso, os alunos se dirigiram até a trilha da torre de monitoramento, para observar os animais durante o trajeto e vestígios encontrados na trilha. Durante o percurso realizado no Rio Machado, foi possível visualizar aves como garças, andorinhas, martins-pescador e outras aves aquáticas.

Na caminhada, dentro da mata, até a torre, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar macacos, pegadas de onça-pintada, de porco do mato e de anta, além de outros vestígios, como tocas de tatu.

Ao final da atividade, os alunos assistiram a uma palestra do analista ambiental do Ibama Anderson Rech, sobre "Maus Tratos e Tráfico de Animais Silvestres". Em seguida, fizeram uma saída de barco a motor, onde avistaram aves aquáticas e uma iguana.

Para finalizar, os alunos se reuniram em grupos para montar uma apresentação com os resultados obtidos do levantamento de vertebrados durante o curso. Cada equipe ficou responsável por um grupo de vertebrado (anuros, aves ou mamíferos).

As apresentações citaram os métodos de coleta de dados, animais avistados, vestígios encontrados, possibilitando que todos vissem os resultados obtidos em apenas dois dias de trabalho. As atividades foram encerradas com uma dinâmica interativa.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3083-estudantes-de-biologia-tem-aula-pratica-na-rebio-jaru.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.