Estudantes fazem atividade na Reserva Chico Mendes

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/06/2015
Universidade Federal do Acre é parceria do ICMBio


Estudantes de Engenharia Florestal participaram de atividade prática de manejo florestal na Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), no Acre. O objetivo da atividade era verificar o volume de madeira existente nos pátios e conhecer a área de Manejo Florestal Comunitário da Resex. A ação foi resultado da parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a Unidade de Conservação (UC), e a Universidade Federal do Acre (Ufac). Os alunos estiveram na UC no período de 28 a 31 de maio.

De acordo com o professor Tarcísio Fernandes, que coordenou a atividade, muitos desafios precisam ser superados no manejo florestal comunitário. "Foi uma experiência única vivenciada pelos alunos, o momento foi muito especial, houve uma grande interação entre todos, um grande comprometimento com a atividade e eles (os alunos) puderam sentir na pele alguns desafios que a floresta e o manejo florestal comunitário oferecem", explicou.

"A UFAC é um dos grandes parceiros da unidade, em disponibilizar mão de obra especializada, contribuindo na gestão da unidade e especialmente no manejo florestal comunitário. Atualmente temos quatro estagiários voluntários do curso de engenharia florestal", destaca a chefe da Reserva Extrativista Chico Mendes, Silvana Lessa.

"Unir o aprendizado com o laboratório real que existe na floresta da Reserva Extrativista Chico Mendes faz com que essa atividade seja única para quem está se formando em Engenharia Florestal", completa o analista ambiental do ICMBio, Fluvio Mascarenhas, ex-aluno da Ufac.

Além do manejo florestal, as comunidades da Resex desenvolvem outras atividades produtivas como a piscicultura e a produção de óleos. A extração da castanha, borracha, açaí e de sementes também é fonte de renda para a população tradicional.

A atividade contou com a participação da secretaria de Desenvolvimento Florestal do Acre (Sedens), da Cooperfloresta, do Pelotão Ambiental e da comunidade da Resex Chico Mendes.

A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes é uma das 62 Unidades de Conservação federais apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). É o maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta e o mais expressivo ligado à temática das unidades de conservação no Brasil.

Lançado em 2002, pelo programa do Governo Federal, o Arpa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), gerenciado financeiramente pelo FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF) - por meio do Banco Mundial -, do governo da Alemanha - por meio do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) - da Rede WWF - por meio do WWF-Brasil e do Fundo Amazônia, por meio do BNDES.

Sobre a Unidade de Conservação

A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes foi concebida em 22 de março de 1990 e conta com uma área de 970.570 hectares. É considerada a segunda maior reserva extrativista do país, sendo pioneira no Manejo Florestal Comunitário (dentro desta categoria de Unidades de Conservação) que constitui uma atraente fonte de renda e trabalho para os extrativistas.

Com informações da Universidade Federal do Acre (Ufac)



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6863-estudantes-fazem-atividade-pratica-na-reserva-chico-mendes.html
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.