Estudo traça perfil de satisfação dos turistas em Novo Airão

A Crítica - http://acritica.uol.com.br - 17/04/2011
Um estudo feito pela Secretaria Municipal de Turismo de Novo Airão traçou o perfil e satisfação dos turistas que visitam o município, que tem como principal riqueza a Estação Ecológica de Anavilhanas, considerada um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, formado por cerca de 400 ilhas. Por ano, o município já recebe, aproximadamente, 10 mil turistas, de acordo com o secretário municipal de Turismo de Novo Airão, Deroci Padron Filho.

Os índices de satisfação da pesquisa foram medidos em uma escala de 0 a 5 e apontou que 85% dos turistas são brasileiros e 15% estrangeiros.O estudo foi feito em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) a pedido da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Ctur-Aleam), presidida pelo deputado estadual Francisco Souza (PSC), que está fazendo um levantamento do setor turístico nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Segundo a pesquisa, que entrevistou 100 turistas entre o final de 2010 e o início de 2011, os cinco quesitos que obtiveram média de satisfação mais elevada foram credibilidade das informações turísticas (4), segurança durante a realização dos passeios turísticos (4), qualidade dos serviços de hospedagem (3,5) e atendimento dos serviços de alimentação (3,5). Já os itens com piores índices de satisfação, de acordo com a pesquisa, foram o acesso à cidade (3), limpeza nas vias públicas (3) e a qualidade de atendimento dos serviços de transporte (3,5).

Os turistas nacionais destacaram como fatores negativos para o turismo local, a limpeza pública, asfaltamento, dificuldades de comunicação, iluminação pública e meios de acesso. Quando perguntando se o turista brasileiro voltaria para Novo Airão, segundo a pesquisa, 80% dos turistas responderam que 'certamente' e 20% 'provavelmente'. Já em relação aos turistas estrangeiros 65% dos entrevistados afirmaram que 'certamente' e o restante 'provavelmente'.

Segundo o presidente da Ctur, deputado Francisco Souza, as informações vão contribuir para a elaboração de um planejamento estratégico que visa fortalecer o setor no município, dando subsídios aos empresários e gestores públicos no processo de tomada de decisões em prol do desenvolvimento regional sustentável. "O apoio dos parlamentares para articulação de emendas é fundamental para que as cidades tenham recursos para financiar os projetos turísticos", informou.

O secretário municipal de Turismo de Novo Airão, Deroci Padron Filho, informou que na avaliação dos gerentes e empresários ligados ao turismo no município, no período de 2010 e fevereiro de 2011, a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas foi superior a 50%. Os empresários ressaltaram que a maior dificuldade para alavancar o turismo na cidade é a falta de eventos culturais e a implementação de novos atrativos.

Em Novo Airão, a secretaria de turismo informou que deseja trabalhar a conscientização dos empresários da rede hoteleira do município, pois há somente três hotéis cadastrados. Na cidade, a prefeitura também tem projeto para construção de uma orla no Rio Negro.

Desde fevereiro, o corpo técnico da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Aleam está se reunindo com os secretários municipais para saber sobre as principais demandas do setor nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea.

As informações vão subsidiar todas as ações da comissão nos próximos dois anos, inclusive os projetos de lei e ainda as emendas parlamentares para financiar os projetos.



http://acritica.uol.com.br/manaus/Estudo-perfil-satisfacao-turistas-Airao_0_464354103.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.