Evento debate proposta de emancipação do Marajó, no Pará

G1- http://g1.globo.com - 24/10/2012
O arquipélago do Marajó, no Pará, é conhecido por suas belas praias, entretanto apresenta, também, elevados índices de pobreza gerando precárias condições de vida. Mas será que torná-lo um Estado independente do Pará poderá ajudar a melhorar a situação da população local? Discutir soluções para os problemas, enumerar pontos positivos e negativos sobre a criação do território do Marajó e esclarecer a sociedade sobre essas decisões são temas da mesa-redonda "Criação do Território do Marajó", que é realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quarta-feira (24), no Auditório Setorial Básico, do Campus Guamá.

A ideia de promover essa discussão surgiu após conversas do professor Jorge Moraes, do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (IFCH), com o bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona, que já vem discutindo o assunto no âmbito local. "Abrimos espaço para essa discussão dentro da Universidade", diz o professor.

A mesa é composta pelo bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona; pela professora doutora Indira Rocha; por Pedro Rodrigues Barbosa, da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), e Adelina Braglia, diretora do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Idesp), que vai apresentar os índices socioeconômicos do arquipélago.

O evento é aberto à comunidade interna e externa, sendo essa discussão de interesse geral do público. As inscrições podem ser feitas na Faculdade de Psicologia ou no Auditório Setorial Básico.

Território do Marajó

De acordo com o pesquisador da UFPA, na Câmara Federal, já existe um Projeto de Lei para a criação do território federal do Marajó. O arquipélago do Marajó possui 16 municípios que alcançam uma extensão de mais de 104 mil quilômetros quadrados onde vivem cerca de 450 mil habitantes.

Em dezembro de 2011, os paraenses manifestaram-se sobre a separação de duas outras regiões do Estado. No entanto a criação do Estado do Tapajós e do Estado do Carajás foi rejeitada pela maioria dos eleitores.

Serviço:

Mesa "Criação do Território do Marajó"
Data: 24 de outubro de 2012, a partir das 8h.
Local: Auditório Setorial Básico.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/10/evento-debate-proposta-de-emancipacao-do-marajo-no-para.html
Amazônia:Políticas de Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arquipélago do Marajó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.