Evento internacional discute impactos das mudanças globais na Amazônia

G1 - http://g1.globo.com/ - 07/10/2014
O evento Robin/Amazalert Meeting irá apresentar os dois projetos de pesquisa desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e irá discutir os impactos das mudanças globais na Amazônia e o papel da floresta para a humanidade. O evento inicia nesta terça-feira (7) e segue até sexta-feira (10), em dois hotéis da vila de Alter do Chão, a aproximadamente 40 km de Santarém, no oeste do Pará.

A programação conta com workshops de resultados dos dois projetos de pesquisa que também são desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e União Europeia - por meio das Universidades de Leeds (Reino Unido), Lancaster (Reino Unido), Wageningen (Holanda), entre outros institutos de pesquisa internacionais, como Alterra (Países Baixos) e MetOffice (Reino Unido).

O primeiro projeto é o Robin (sigla em inglês para Potencial da Biodiversidade e dos ecossistemas para a Mitigação das Mudanças Climáticas); e o segundo é o Amazalert. Eles buscam entender como mudanças globais e regionais no clima e uso da terra impactam a Amazônia e suas florestas, agricultura, hidrologia e população.

Robin começou em 2011 e busca quantificar o papel da biodiversidade nos ecossistemas terrestres da América Central e do Sul no âmbito da mitigação da mudança climática; quantificar as interações locais e regionais entre biodiversidade, modificação no uso do solo e o potencial para mitigar a mudança climática; além de avaliar as consequências sócio ecológicas das mudanças na biodiversidade e nos serviços dos ecossistemas em cenários de alteração climática.

A intenção é oferecer informações para que sejam tomadas decisões de políticas públicas focadas em uma economia de baixo carbono.

Já o projeto Amazalert está em fase final e apresentará resultados no evento desta semana. O projeto detectou e quantificou sinais de degradação de grandes dimensões na floresta e desenvolveu um sistema de alerta para impactos irreversíveis sobre serviços ecossistêmicos na Amazônia, como clima regional e global, recursos hídricos, biodiversidade, e atividades humanas e econômicas por parte de comunidades locais. Além disso avaliou os impactos e efetividade de políticas públicas e medidas para a prevenção da degradação da Amazônia.

Na ocasião dos eventos em Alter do Chão, haverá uma visita à Floresta Nacional do Tapajós na quarta-feira (8).

Programaação
7/10 - Alter do Chão (Santarém): Hotel Borari
Sessão 1: 10h30
Por que as florestas tropicais da América Latina são importantes? Ligações entre os serviços dos ecossistemas (por exemplo, a biodiversidade e mitigação, de água e de carbono, saúde e clima), presidido por Margareth Simões (EMBRAPA, Brasil):

- 1.1 Os serviços dos ecossistemas da Amazônia - Natalia Calderon, (FAN Bolívia)

- 1.2 Ecossistema integridade: desenvolvimento e aplicação do conceito em ROBIN - Miguel Equihua (INECOL, México)

- 1.3 Importância da reciclagem e do ciclo da água para os serviços existentes dentro e fora da Amazônia - Kirsten Thonicke & Delphine Zemp (PIK, Alemanha)

- 1.4 Estoques de carbono, produtividade florestal e diferentes medidas de diversidade - Marielos Pena Claros (WU, Holanda)

- 1.5. Quantificação e modelagem de biomassa da Amazônia - comparando estudos de enredo e DGVMs - Tim Baker (Leeds, Reino Unido)

- 1.6 Modelagem e serviços ecossistêmicos com a mudança no uso da terra e mudança climática na América Latina - Patty Balvanera (UNAM, México)

Sessão 2:13h
Quais são os fatores de mudança? Quadros de avaliação, metodologias e participação das partes interessadas, presidido por Michael Schmidt (CONABIO - Mexico):

- 2.1 Métodos e resultados de oficinas de interessados em "drivers" e "cenários" - Consuelo Varela Ortega (UPM, Espanha)

- 2.2 Desenvolvimento de cenários sócio-econômicas extremas para as partes interessadas que envolvem Amazônia - Ana-Paula Aguiar (INPE, Brasil)

- 2.3 Dinâmica da floresta e do ecossistema, em apeamento em paisagens tropicais com sensoriamento remoto - Loic Dutrieux (WU, Holanda)

- 2.4 Climática global forçando o futuro da Amazônia: análise de CMIP5 e além - Gillian Kay (MetOffice, UK)

Sessão 3:14h
Como podemos quantificar a incerteza em futuros impactos do clima e do uso da terra de mudança? presidido por Brad Christophersen (Univ of Edinburgh, Reino Unido.):

- 3.1 Os efeitos do fogo e do uso do solo mudança sobre o futuro do clima regional e vegetação da Amazônia - Gilvan Sampaio (INPE, Brasil)

- 3.2 Integrado Modelagem de ecossistemas em resposta à mudança no uso da terra e mudanças climáticas - Kirsten Thonicke (PIK, Alemanha)

- 3.3 Impacto da mudança do uso do clima / terra sobre a vegetação eo ciclo da água - Hannes de Deurwaerder (Gent, Bélgica) / Matthieu Guimberteau (Paris, França)

- 3.4 Impacto da mudança do uso do clima / solo sobre os recursos hídricos e de geração de energia hidrelétrica - Daniel Rodriguez (INPE, Brasil)

- 3.5 Desenvolvimento de um modelo de emissões de GEE para o setor agrícola no Brasil - Tim Killeen (AGTECA, Amazonica) - ROBIN Regional Advisory Group Member

Sessão 4: 16h
Que opções existem para mitigar ou se adaptar ao clima e uso do solo? Solutions, políticas, sistemas de alerta, presidida por Barbara Smetschka (Instituto de Ecologia Social, Áustria):

- 4.1 As condições climáticas para identificar áreas potenciais para o sistema agro-florestal sustentável: um suporte para o quadro de indicadores ROBIN - Lucieta Guerreiro Martorano, (EMBRAPA, Brasil)

- 4.2 Projeto de um sistema de alerta rápido para a mudança crítica na Amazônia - Bart Kruijt (ALTERRA, Holanda)

- 4.3 A pegada hídrica: A metodologia multi-escala genérica Michiel van Eupen e Laura Miguel Ayala (ALTERRA, Holanda)

- 4.4 Avaliar os impactos da política sobre os serviços dos ecossistemas da Amazônia - Celso von Randow (INPE, Brasil)

- 4.5 "Pagamento por Serviços Ambientais" Performance na América Latina: Que lições podem REDD + Saiba? - Nelson Grima (Instituto de Ecologia Social, Áustria)

- 4.6 Envolvimento da Europa - caminhos para uma Amazônia sustentável ou não - Dorian Frieden (Joanneum Research, Gratz, Áustria)

8.10 - Visita à Flona do Tapajós
Saída às 7 horas da manhã de Alter do Chão
- Visita a comunidade Maguari (Flona-Tapajós)
- Trilha dentro da Flona
- Visita a torre da LBA (40 m)
- Almoço na estação da LBA (R$ 15,00/pessoa)
Retorno previsto para às 17h;



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/10/evento-internacional-discute-impactos-das-mudancas-globais-na-amazonia.html
Clima:Mudanças Climáticas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.