Exército combaterá queimadas na Ilha do Bananal-MT

Agência Estado - www.estadao.com.br - 01/09/2010
Depois do Tocantins, agora foi a vez de Mato Grosso requisitar o apoio do Exército no combate às queimadas. Hoje, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Estado convocou os militares para ajudar no combate às queimadas na região do Araguaia.

Segundo o coordenador estadual do PrevFogo, Cendi Ribas Berni, o Exército montará uma base de atuação na Ilha do Bananal, do lado de Mato Grosso, onde a "situação é mais crítica hoje". Serão 50 homens acampados. A ilha, que é a maior fluvial do mundo, com 20 mil quilômetros quadrados de extensão tem divisa com o Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

Atualmente, a preocupação do Ibama é com a região do Araguaia na divisa com o Tocantins porque lá existe um "mosaico" de unidades de conservação - terras indígenas, parques estaduais e federais - em terras contínuas. A Ilha do Bananal tem focos de incêndio há mais de um mês.

Dados oficiais apontam que as queimadas aumentaram cerca de 800% em agosto se comparado com o mesmo período do ano passado. Até o início de julho, o Ibama aplicou 55 multas por queimadas ocorridas em seis mil hectares, em Mato Grosso. Segundo Berni, do PrevFogo, o total de penalidades corresponde a cerca de R$ 5,5 milhões ou o equivalente a uma média de R$ 100 mil por cada queimada registrada.

De acordo com ele, o número tende a crescer porque entre julho e agosto aumentaram as áreas queimadas e o números de combates realizados pelos brigadistas do Ibama. De julho a agosto, foram 251 incêndios florestais combatidos pelas equipes espalhadas em nove bases do PrevFogo no Estado, atendendo a 14 municípios.

O Ibama estava concentrando suas ações na região noroeste do Estado de Mato Grosso, mas agora se desloca para a região do Araguaia, onde a situação é mais severa. O órgão dispõe de 210 homens para combater focos de queimadas.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,exercito-combatera-queimadas-na-ilha-do-bananal-mt,603746,0.htm
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Leandro (Ilha do Bananal/Cantão)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.