Exército controla 3 focos de incêndio em reserva do Rio

Agência Estado - 27/08/2007
Soldados do Exército conseguiram controlar hoje três novos focos de incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, no sul fluminense, mas bombeiros do Rio ainda trabalhavam no combate ao fogo na região Serrana do Estado. Desde terça-feira da semana passada, a reserva do Itatiaia já teve mais de 1.300 hectares de vegetação queimada no maior incêndio desde 1988.

Hoje, soldados da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, usaram um helicóptero para auxiliar os brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e bombeiros. Um outro aparelho da Marinha, com capacidade para despejar 800 litros de água sobre os focos, também foi empregado.

"Sem a ajuda dos militares, ainda estaríamos combatendo as chamas. Conseguimos controlar os focos no final da tarde. Estamos apenas fazendo o rescaldo e ficaremos de sobreaviso por causa do tempo seco, que pode levar ao recomeço do fogo", disse Daniel Toffli, coordenador do Prevfogo, o grupo de brigadistas do Ibama no Itatiaia. "Identificamos um foco fora dos limites do parque e o helicóptero da Marinha foi certeiro, eliminando o fogo com um único lançamento de água", contou.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.