Expedição à Resex do Rio Gregório inicia hoje

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 06/04/2009
A expedição à Reserva Extrativista do Rio Gregório, que realizará estudos biológicos de avés, herpetofauna (sapos, rãs, pererecas, cobras e lagartos) e botânicos, iniciou hoje (6). Durante 18 dias, pesquisadores, técnicos e consultores realizarão ainda umlevantamento do potencial madeireiro e não-madeireiro e mapeamento participativo do uso e acesso aos recursos naturais existentes no local. A equipe partiu de Manaus de avião até Eirunepé, de onde segue de barco por mais dois ou três dias, até chegar à Resex.

A Resex está localizada no município de Ipixuna e Eirunepé, compreendendo uma área de 306.914 hectares, local em que residem cerca de 16 comunidades e 230 famílias. Participam da expedição 16 pessoas, sendo 4 técnicos do Ceuc e 10 pesquisadores de instituições parceiras como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade de Brasília (UNB), além de 2 consultores para registro da expedição.

A ação, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (Ceuc), segue até 23 de abril. inicia suas atividades hoje (6), e acontece até o dia 23 de abril.

Com base nos dados levantados durante a expedição será possível dar prosseguimento à elaboração do Plano de Gestão da Resex. O fato da unidade já possuir Conselho Gestor, representa, segundo Domingos Macedo, coordenador do Ceuc, um grande passo para a aprovação do Plano de Gestão da unidade. Segundo Domingos a Resex está localizada em uma região muito distante, o que exige um esforço maior no planejamento.

- Contamos com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) para realizar essa expedição e com uma equipe qualificada. Esperamos ter, ao final, dados suficientes para compor a primeira fase do Plano de Gestão da UC e concluir o processo de implementação ainda este ano-, afirma Nádia Ferreira, titular da SDS.

A partir das informações detectadas na expedição será realizada a segunda fase que consiste no zoneamento da UC, que deve ocorrer em setembro, junto aos comunitários. "Nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, a elaboração do Plano de Gestão deve garantir a participação dos diferentes segmentos da sociedade, em especial das comunidades moradoras ou usuárias da UC", explica o biólogo Rômulo Batista, coordenador da expedição pelo Ceuc.

Área utilizada por populações tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Sua criação visa à proteção dos meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

A Resex do Rio Gregório compreende uma área de 306.914 hectares que corresponde a 57 % da área total da bacia hidrográfica do Rio Gregório (tributário da margem direita do Alto Rio Juruá), região sudoeste do Estado, distante, em linha reta, de Manaus aproximadamente 1.300 quilômetros.

O Plano de Gestão é o documento técnico que regulamenta o uso de determinada área protegida e o manejo dos recursos naturais presentes na mesma, estabelecendo as diretrizes gerais para implementação da unidade. Este documento consiste no diagnóstico da UC, considerando aspectos históricos, ambientais, sociais e econômicos, definição de seus objetivos, seguidos de uma análise de sua situação atual (pressões, ameaças, oportunidades e potencialidades). Inclui, ainda, um zoneamento que regulamenta a ocupação territorial e uso dos recursos naturais e estabelece regras de convivência entre os moradores.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Gregório
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.