Expedição científica percorre áreas não estudadas no Pará

WWF - www.wwf.org.br - 14/07/2009
Durante a Expedição Científica Terra do Meio, realizada na floresta nacional (flona) de Altamira entre 16 e 26 de junho, a equipe de pesquisadores teve a oportunidade de coletar dados sobre uma área nunca antes estudada, o interflúvio dos rios Jamanxim e Curuá.

Essa parte da Amazônia guarda segredos mesmo para os pesquisadores mais experientes. O resultado é que quatro espécies ainda não descritas pela ciência foram encontradas no interior da flona, o que contribui para a confirmação dessas espécies como novos achados científicos.

O objetivo da expedição foi completar a avaliação ecológica rápida (AER) da Floresta Nacional de Altamira. Ao contrário da primeira fase da AER, realizada em 2007, na segunda fase as pesquisas ocorreram em uma área com baixo nível de antropização, ou seja, uma área em que os seres humanos ainda não interferiram muito.

Com isso, os 12 cientistas encontraram comunidades bem íntegras de animais e plantas nas oito trilhas de pesquisa distribuídas entre as bases 1 e 2 da expedição. A base 1, mais no interior da flona, foi pesquisada entre os dias 17 e 20 de junho. A base 2, mais próxima do limite da flona, foi pesquisada de 21 a 24 de junho.

Na avaliação do coordenador científico da expedição, Roberto Antonelli Filho, a integridade da área pesquisada permitiu que o levantamento do meio biótico, ou seja, das plantas e animais presentes no local, fosse concluído com essa segunda fase de pesquisas.

"O levantamento do meio biótico ajuda a definir as zonas intangíveis da floresta nacional, ou seja, aquelas áreas que devem permanecer intactas por serem essenciais para a conservação da área e para o não comprometimento das comunidades que vivem na região", afirma Antonelli. As florestas nacionais possibilitam a exploração de recursos florestais madeireiros e não madeireiros.

As pesquisas realizadas na Floresta Nacional de Altamira abordaram cinco aspectos distintos: botânica, répteis e anfíbios terrestres, peixes, mamíferos e aves.

Para que seja possível fazer a avaliação ecológica, as pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento devem ser feitas nos mesmos locais, para que os dados possam ser cruzados. Confira, agora, os resultados das pesquisas em cada uma dessas áreas.

UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Altamira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.