Expedição estuda hábitos e saúde do peixe-boi

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 31/10/2016
Pesquisadores do Brasil e EUA colhem até o dia 11 dados sobre o animal na APA Costa dos Corais (PE/AL). Intenção é conservar a espécie, ameaçada de extinção


Até o dia 11 de novembro, pesquisadores de diversas instituições do Brasil e dos Estados Unidos realizam expedição de campo para captura, marcação com GPS e coleta de material biológico de peixes-bois no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral entre Alagoas e Pernambuco.

A expedição, que teve início no dia 24 de outubro, busca entender como os peixes-bois nativos utilizam o ambiente na região de Barra de Santo Antônio, Paripueira e litoral norte de Maceió (AL) e avaliar a saúde da população dos animais, considerados ameaçados de extinção.

Os pesquisadores estão trabalhando com duas embarcações, sendo uma delas especialmente projetada para cerco e captura de peixes-boi. Um drone também está sendo utilizado para mapear as áreas e auxiliar as embarcações durante os deslocamentos entre os recifes de coral da APA.

A expectativa é que três peixes-boi sejam capturados e depois liberados de volta ao ambiente. Na semana passada, dois animais foram capturados, marcados com GPS e devolvidos à natureza após avaliação veterinária.

Eles serão monitorados para que os pesquisadores possam entender quais as áreas mais importantes para os animais e sugerir medidas de conservação para reduzir as ameaças sobre a espécie.

James Reid, renomado pesquisador do Sirenia Project/Serviço Geológico Americano, participa da expedição. Ele tem mais de 30 anos de experiência com peixes-bois na Flórida (EUA) e realizou diversas capturas utilizando essa técnica.

A cooperação entre os governos do Brasil e Estados Unidos foi iniciada em 1994 e possibilitou a capacitação de diversos pesquisadores brasileiros.

A expedição é coordenada pela Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da APA Costa dos Corais e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), responsável pelo Programa Peixe-Boi.

Participam ainda da expedição a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental, a Fundação Mamíferos Aquáticos, a APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio, o Instituto Biota, o Instituto Mamirauá, as universidades federais do Pará e Minas Gerais e o Zoofit.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8507-expedicao-estuda-habitos-e-saude-do-peixe-boi
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.