Expedição sai em busca de ariranhas na Esec de Maracá

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 02/04/2013
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de realizar a primeira expedição em busca de ariranhas (Pteronura brasiliensis) no sul da Estação Ecológica (Esec) de Maracá, em Roraima. A espécie é ameaçada de extinção.

Durante a expedição, realizada entre os dias 22 e 27 de março, foram avistados três grupos de ariranha, além de vários vestígios como tocas, fezes e pegadas ao longo das margens do Rio Uraricoera. Foram encontrados ainda indícios da presença de Lontra longicaudis na área percorrida.

Novas expedições estão programadas para este semestre. O projeto visa avaliar a distribuição espacial e o estado de conservação da espécie em Roraima, contemplando assim algumas medidas previstas no Plano de Ação Nacional da Ariranha, coordenado pelo ICMBio.

Além disso, busca identificar novos pontos de ocorrência da espécie no norte da Esec Maracá e na Floresta Nacional (Flona) de Roraima, para aumentar o conhecimento sobre a espécie e melhorar a gestão e manejo das unidades de conservação e a proteção da ariranha.

A expedição fez parte do projeto de mestrado profissional, em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, realizado pela analista ambiental Luciana Pacca, da Esec de Maracá, e financiado pelo ICMBio por meio da chamada interna 2013 da Diretoria de Biodiversidade (Dibio). A analista ambiental Lívia Rodrigues, do Cenap, também participou da expedição.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3847&Itemid=172
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maracá
  • UC Roraima
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.