Extrativistas da Resex Acaú-Goiana terão acesso aos recursos do Pronaf

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 17/11/2009
O Diário Oficial da União (DOU) trouxe no dia 13 passado, na Seção I, a Portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Pernambuco (Incra/PE) n 40 que reconhece a população extrativista da Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana, localizada entre as divisas do estado de Pernambuco e Paraíba, como potenciais beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.

A portaria reconhece, em um primeiro momento, 1250 famílias como usuárias de recursos da Unidade de Conservação (UC). Com isso, permite que essas famílias participem do Programa de Crédito de Instalação e Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf), no grupo A.

Criada em 2007, a Resex Acaú-Goiana possui 6.678 hectares e é composta por importantes fragmentos de mangue, estuário e mar, com áreas de coleta de mariscos marinhos, peixes, caranguejos e camarão.

Para a chefe da UC, Patricia Greco, este reconhecimento, em prazo tão curto, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos e suas famílias e importante para a gestão participativa da unidade.

Segundo Patrícia, o cadastramento das famílias e o perfil de uso dos recursos continua nas comunidades da UC e, logo que os resultados estiverem concluídos, será possível se ter um minucioso conhecimento dos recursos utilizados e também importantes subsídios para a elaboração do Plano de Manejo.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Acaú-Goiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.