Extrativistas ocupam Secretaria de Desenvolvimento, em Guajará, RO

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/08/2013
Extrativistas ocupam, desde a manhã desta segunda-feira (12), a sede da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, em Guajará-mirim (RO), distante cerca de 500 quilômetros de Porto Velho. Os funcionários do órgão foram impedidos de entrar no prédio e os manifestantes dizem querer chamar a atenção do poder público para as comunidades extrativistas da região. A ocupação seguirá por tempo indeterminado, até que uma audiência entre os extrativistas e o governo seja agendada.

Entre as reivindicações, está a elaboração do plano de manejo madeireiro; subsídio da borracha e castanha; pagamento do "Bolsa Verde"; e apoio à saúde e educação na reserva. Os manifestantes pedem, ainda, mais compromisso do poder público para com os moradores das reservas extrativistas. "É preciso que os gestores se preocupem mais e voltem a atenção para essas unidades [de preservação], para esta população que não vem sendo olhada como deveria ser", afirma o representante do Conselho Nacional das Populações Tradicionais, José Vinhoneda Amaturi
A extrativista Rita Souza Rufino é filha de soldado da borracha e mora na Reserva de Pacaás Novos, em Rondônia, desde a infância e reclama das dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos moradores da região. "Falta educação, saúde, remédios. Se existe para os índios, por que para a gente não tem?", indaga Rita.

Sebastião Bira nasceu na Reserva do Rio Ouro Preto, em Guajará-Mirim. Ele relata ter sido picado por uma cobra pico de jaca há três meses. Por falta de transporte, o acidente quase o levou à morte. Ele também se mostra insatisfeito com as condições oferecidas à comunidade local. "Quase tudo é proibido hoje na reserva, a gente não pode trazer o peixe, matar a caça a única coisa que tiramos de lá é a farinha, mas nesse tempo [de estiagem], quando a terra está seca, a gente para e vai trabalhar com seringueira, mas não está tendo preço", reclama o extrativista.

Os coordenadores do movimento se reuniram ainda durante a manhã de segunda com o diretor regional da Sedam, Adão Quintão, que encaminhou a pauta de reivindicações para a titular da pasta. "As reivindicações deles fogem da minha decisão, então estamos conversando com a secretária para que ela venha a Guajará-Mirim para sentar com eles e assumir essa responsabilidade", afirmou Quintão.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/08/extrativistas-ocupam-secretaria-de-desenvolvimento-em-guajara-ro.html
Florestas:Extrativismo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Ouro Preto
  • UC Rio Pacaás Novos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.