FÁBRICA DE GELO É INAGURADA PELA COLÔNIA DE PESCADORES Z3

Rio Terra - www.rioterra.org.br - 14/05/2009
Aconteceu no dia 09 de maio a inauguração da fábrica de gelo da Colônia de Pescadores Z3, em Pimenteiras do Oeste, RO. A atividade é uma das etapas do projeto "Peixe Vivo" executado pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia - Rioterra, através do programa ARPA, com parceira do Fundo Brasileiro para Biodiversidade - FUNBIO e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia - SEDAM e Secretaria de Aqüicultura e Pesca/ SEAP.

Durante a comemoração organizada pelos pescadores, aconteceu a entrega dos certificados dos cursos de Comunicação, Inclusão Digital e Direto: Cidadania e Meio Ambiente. Estiveram presentes o Sr. Raimundo Dimas Lima, representante da SEDAM e a Sra. Marina Kahn, representante do FUNBIO. O projeto "Peixe Vivo" tem como objetivo fortalecer o capital social em Pimenteiras e melhorar a renda dos seus moradores informando-os sobre a utilização adequada dos recursos pesqueiros existentes na região. Os investimentos no capital social, na estrutura produtiva e gerencial, associados a participatividade de diferentes atores sociais visam diminuir a pressão sobre os recursos naturais do Parque Estadual Corumbiara, contribuindo para a conservação dessa unidade de conservação.

As ações da Rioterra fazem parte do programa ARPA, criado em 2002 pelo Governo Federal, com a ambiciosa meta de proteger 500 mil quilômetros quadrados do bioma Amazônia, uma área equivalente ao território da Espanha ou duas vezes o Estado de São Paulo. A iniciativa visa fortalecer e ampliar a infra-estrutura de unidades de conservação (UCs), permitindo seu pleno funcionamento e o cumprimento de sua missão de conservação da biodiversidade.

Considerando as necessidades e os interesses das populações locais, o ARPA prevê o desenvolvimento e a implementação de estratégias de cooperação que visam otimizar a efetiva consolidação das UCs, fortalecendo o seu entorno do ponto de vista social e ambiental.
Estão previstas para 2009 mais atividades de fortalecimento dos atores sociais ligados a pesca capital social através de cursos de formação em gênero, raça e etnia, ecologia da pesca, gestão territorial e ambiental, gestão administrativa e financeira e elaboração de projetos.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Corumbiara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.