Famílias em área protegida querem ser remanejadas

http://diariodopara.diarioonline.com.br - 16/03/2011
Várias famílias que ainda moram dentro do Parque Estadual Serra das Andorinhas ocuparam por dois dias o escritório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em São Geraldo do Araguaia. Elas pediam a indenização imediata pela terra e o remanejamento para outra área onde pudessem produzir. A Serra das Andorinhas, ocupada pelo menos desde a década de 1970, foi arrecadada pelo Estado do Pará em 1996 e transformada em área de preservação.

"Desde agosto de 2010 era para ter alguma solução. Até agora não tivemos nenhuma posição", diz Eudécio Gomes do Rego, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), que deu apoio à ocupação.

Só ontem eles foram recebidos pelo diretor da Sema na região, Crisomar Lobato, que viajou de Marabá para negociar com os ocupantes da Serra das Andorinhas. Segundo o diretor, em agosto irão começar os serviços de monitoramento e manejo das famílias. Ele declarou ainda que as indenizações serão feitas de forma ampla. A promessa é que cada família receba dez alqueires de terra em localidades diferentes a serem solicitadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-129278-FAMILIAS+EM+AREA+PROTEGIDA+QUEREM+SER+REMANEJADAS.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Martírios/Andorinhas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.