Famílias mudarão para unidade de reserva ambiental

Ibama -TM - 26/09/2007
A primeira família de moradores da Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, em Rondônia, já está a quase um mês em terreno próprio, na área de assentamento em Jequitibá. O local foi planejado dentro de um novo modelo, com exploração sustentável da floresta e área de desmatamento reduzida.

No total, 30 famílias mudarão da unidade. As ações são de um de parceria entre o Instituo Brasileiro de Meio Ambiente (bama), Instituto Chico Mendes, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e órgãos estaduais de Rondônia. A expectativa é de que até o final de 2007, todas as famílias estejam fora da Reserva Biológica, que possui 353 mil hectares de área protegida por lei.

Jaru

A Reserva Biológica do Jaru foi ampliada em maio de 2006. Foram incluída sob sua proteção uma área de cerca de 60 mil hectares, rica em biodiversidade e ambientes, mas que era degradada por incêndios, desmatamentos, caça, criação de bovinos, eqüinos, aves e substituição da mata por pasto.

A unidade de conservação conta com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), pelo qual recebe investimentos públicos e privados, nacionais e internacionais para a revisão do seu Plano de Manejo, realização de suas atividades de fiscalização, manejo, implantação do Conselho Consultivo e compra de equipamento.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.