FAS e Prefeitura de Novo Aripuanã constroem escolas na RDS do Juma

FAS - http://www.fas-amazonas.org - 13/04/2011
Para atender a demanda educacional e promover o desenvolvimento sustentável na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma (Rio Aripuanã/AM), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) juntou esforços com a prefeitura do município de Novo Aripuanã e está concluindo projeto de construção de sete escolas de pequeno porte dentro da reserva.

Cinco destas já estão funcionando regularmente e atendem a aproximadamente 80 crianças.

As obras, que começaram no início de fevereiro, estão orçadas em torno de R$ 70 mil, do qual a metade é custeada pela FAS, por meio do Projeto de REDD* do Juma. A contrapartida da Prefeitura de Novo Aripuanã é na a contratação de mão-de-obra para execução da obra.

O Superintendente Técnico-Científico da FAS, João Tezza Neto, acredita que a educação tem importância fundamental para o desenvolvimento sustentável na região amazônica, especificamente na RDS do Juma.

"Sem investir em educação não se pode nem começar a falar em desenvolvimento sustentável porque o desenvolvimento tem que ser feito pelas pessoas que moram lá e elas precisam das condições mínimas para isso. A educação é, portanto, a base do que precisam estas populações para influenciarem positivamente no meio em que vivem", afirma.

Para o Prefeito de Novo Aripuanã, Aminadab Santana, a parceria com a FAS foi de suma importância para viabilizar o projeto: "Nosso município tem recursos escassos, então manifestamos nossa preocupação em relação à educação na reserva e a FAS nos ouviu e agiu no sentido de atender a demanda das comunidades (da reserva do Juma) em que não haviam escolas", disse o prefeito.

REDD* - É a sigla para Redução de Emissões (de gás carbônico) por Desmatamento E Degradação, mecanismo de proteção ambiental.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma está localizada no município de Novo Aripuanã (AM-Brasil) e possui uma área de 589.612 hectares, onde vivem mais de 430 famílias em 48 comunidades. Foi criada pelo Governo do Amazonas em 2006 com o objetivo de proteger a floresta com alto valor de biodiversidade e propiciar a melhoria da qualidade de vida populações tradicionais que vivem dentro da área.

O Projeto de REDD do Juma, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável, é o primeiro projeto nesse mecanismo de proteção ambiental no Brasil e o primeiro do mundo a receber o padrão Ouro da Climate Community and Biodiversity Alliance.



http://www.fas-amazonas.org/pt/noticia/fas-e-prefeitura-de-novo-aripuana-constroem-escolas-na-rds-do-juma
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.