FAS executa ações em 21 comunidades de Maués

FAS - http://www.fas-amazonas.org - 19/05/2011
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio da coordenação Regional Negro-Amazonas, atua, desde 2008, em 21 comunidades localizadas na Floresta Estadual de Maués criada, em 2003, sobre o decreto n 23.540.

Nessa Floresta Estadual, mais de 600 famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta. A parceria com a Associação de Produtores Agroextrativista da Floresta Estadual de Maués (ASPAFEMP) também contribui para a aplicação de ações executadas pela FAS, como a entrega de dois barcos fluviais de pequeno porte, que ajudarão no transporte dos comunitários e da produção dessas 21 comunidades, situados nos rios Parauari e Apocuitaua, até o município de Maués.

Para o assessor da ASPAFEAM, Mário Mequilles, a autoestima desses moradores cresceu depois que a FAS ofereceu o suporte para as execuções de atividades visando minimizar as dificuldades enfrentadas pelas comunidades da Floresta de Maués. As ações foram discutidas em oficinas comunitárias com representantes da Fundação e lideranças locais da Unidade de Conservação.

Com o fortalecimento da ASPAFEAM, foi criado, por seus representantes, a Comissão de Gestão de Projetos Comunitários (CGPC) para monitorar e apoiar as atividades desempenhadas pela Fundação nos quatro componentes do Programa Bolsa Floresta: Bolsa Floresta Renda - incentivo à produção sustentável; Bolsa Floresta Social - investimentos em saúde, educação, transporte e comunicação; Bolsa Floresta Associação - fortalecimento da associação e controle social do programa e o Bolsa Floresta Familiar - envolvimento das famílias na redução do desmatamento.

A sub-coordenadora da Floresta Estadual de Maués pela FAS, Jousanete Lima, explica que para garantir a manutenção dos bens implementados ou implantados pela Fundação (poço artesiano, rádio comunitário, gerador, barcos, SOS saúde, centro social, etc.) foi aplicado ou desenvolvido com os comunitários da Floresta Oficina "Gestão de bens de uso comunitário" visando a manutenção dessas infraestruturas e equipamentos.

Objetivando contribuir ainda mais para o crescimento da Floresta de Maués, a FAS, no mês de junho, em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), dará início as atividades referentes ao plano de manejo florestal comunitário, em três comunidades da Florest de Maués, essa atividade faz parte dos investimentos definidos no componente renda do convênio 2010/2011.



http://www.fas-amazonas.org/pt/noticia/FAS-executa-acoes-em-21-comunidades-de-Maues
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maués
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.