FAS promove ação para minimizar efeitos da cheia na RDS Rio Madeira

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 15/05/2014
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) promoverá entre os dias 25 e 29 de maio uma grande ação de mobilização nas Unidades de Conservação (UCs) localizadas às margens do Rio Madeira, visando minimizar os impactos da cheia histórica de 2014. Serão distribuídos filtros para água e medicamentos, em uma atividade que beneficiará 600 famílias.

Na primeira semana de maio, uma equipe liderada pelo superintendente técnico científico da FAS, Eduardo Taveira, visitou comunidades ribeirinhas atingidas pela cheia nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Rio Madeira, Amapá e Juma. "O impacto dessa cheia na saúde e educação é muito grande, além de todo o prejuízo na produção de toda essa região, que precisará de ajuda", comenta.

As comunidades enfrentam grande dificuldade para acessar os serviços básicos de saúde. Além das inundações nos postos de atendimento, agentes comunitários que foram desabrigados pela enchente migraram para as sedes dos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré. A única forma de garantir auxílio é navegar de ambulancha até os hospitais municipais mais próximos, explica Lúcio Reis Gonçalves Cabral, 44, morador da comunidade Santa Rosa.

"O nosso agente de saúde morava conosco, mas perdeu a casa em poucos dias e teve que levar toda a família para Novo Aripuanã. Agora, para conseguir algum medicamento, precisamos de duas a três horas rio abaixo", explica Lúcio.

Além da ausência dos agentes de saúde e postos locais, a situação deve se agravar com a descida do rio. Esse é o período em que doenças trazidas pela água não tratada ganham força, explica a enfermeira e coordenadora do Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR), Rhamilly Amud.

"Há uma incidência muito grande de diarreia, vômito e febre nessas áreas pós-alagação. Isso está muito ligado às condições de saneamento dessas comunidades, que conviverão com essa água contaminada. Também há um risco muito grande relacionado aos pernilongos transmissores de dengue e malária, cuja área para reprodução desses insetos aumenta muito", explica a enfermeira.

Para minimizar esse impacto, a FAS deve distribuir cerca de 600 filtros de água e solução de hipoclorito para facilitar a purificação. A Fundação também planeja levar medicamentos e promover oficinas voltadas a primeira infância, por meio do PIR. "A ideia é reduzir ao máximo os riscos provenientes dessa enchente, em um período que merece muita atenção por parte dos comunitários", finaliza Rhamilly.

Os ribeirinhos também sentem o forte impacto da cheia de 2014 na produção. Dezenas de hectares de plantações de banana, mandioca, melancia e cacau foram completamente arrasadas pela cheia. "As águas encheram muito rapidamente, ainda não havia chegado o tempo de colheita da banana. A macaxeira e o cacau foram todos para o fundo", explica Lúcio.

A FAS também entregará aos comunitários sementes de cultura de curto prazo (melancia, abóbora, jerimum, maxixe, etc.), para agilizar a recuperação das cadeias produtiva afetadas.

Na educação, os impactos também foram negativos. Várias escolas, até a primeira semana de maio, estavam debaixo d'água. Além disso, muitos professores desabrigados foram para a cidade.

Faça parte da Ação Pós-cheia no Rio Madeira!

A FAS estará recebendo doações de roupas, agasalhos e brinquedos para serem distribuídos às famílias que perderam tudo na cheia recorde do Rio Madeira. A Fundação atende das 8h às 18h, na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro. Informações podem ser obtidas no (92) 4009-8900.



http://fas-amazonas.org/2014/05/fas-promove-acao-para-efeitos-da-cheia-na-rds-rio-madeira/
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Amapá
  • UC Rio Madeira
  • UC Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.