Fazenda Pico do Frade vai recorrer de multa

O Globo, Rio, p. 17 - 07/03/2006
Fazenda Pico do Frade vai recorrer de multa

A fazenda Pico do Frade Agropecuária foi multada pelo Ibama em R$ 50 mil por causa de uma plantação de palmito pupunha no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Os advogados da fazenda vão recorrer. A fazenda foi autuada durante uma operação contra crimes ambientais na Costa Verde. Segundo o Ibama, a pupunha é um vegetal exótico e estranho à flora da região. Os agentes calcularam em 40 mil o total de pés plantados numa área de oito hectares. O engenheiro agrônomo da fazenda, Carlos Rodrigues, alegou que as terras estavam degradadas quando foram adquiridas, que a fazenda está fora do limite do parque e que não houve desmatamento para o plantio das pupunhas.
Ainda segundo o engenheiro, a Frade Agropecuária, que tem mais de 700 mil pés de pupunha no bairro Perequê, além de produzir palmito comercialmente, fornece sementes a pequenos agricultores através de um programa em parceria com a Prefeitura de Angra, como forma de desestimular o corte clandestino de palmito juçara. Depois de plantada a semente, a pupunha começa a produzir em quatro anos, metade do tempo do juçara.

O Globo, Rio, 07/03/2006, p. 17
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.