Fernando de Noronha registra aumento de turistas em 2016

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br/ - 06/01/2017
Arquipélago é um dos mais procurados por brasileiros e estrangeiros para a prática de surfe, ecoturismo e turismo de aventura


O arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 545 km de Recife (PE), está na lista da viagem dos sonhos de muitos brasileiros e estrangeiros.

Em 2016, Noronha recebeu 91 mil visitantes, alta de 0,75% em comparação a 2015. O crescimento do fluxo de turistas é explicado pelas águas verde-esmeraldas, além de vegetação e vida marinha abundantes.

Formado por 21 ilhas, numa extensão de 26 quilômetros quadrados, o local é procurado para a prática de surfe, ecoturismo, turismo de aventura, passeios históricos, entre outros.

Em dezembro de 2016, o arquipélago recebeu 7.557 visitantes, sendo 92% nacionais e 8% internacionais. Somente entre os dias 26 e 31, foram 1.945 turistas. Para os dois primeiros meses deste ano, a expectativa é de que 16,1 mil pessoas passem pelo arquipélago. A taxa média de ocupação no ano passado alcançou a marca de 91%.

Mas a alta procura pelo arquipélago não fica restrita às férias de fim de ano. Entre 2012 e 2015, o local deixou de ter baixa estação, com uma procura uniforme ao longo do ano.

De acordo com o administrador-geral de Fernando de Noronha, Luís Eduardo Cavalcanti Antunes, a expectativa é de que em 2017 Noronha mantenha o resultado de anos anteriores e registre uma procura dento dos limites da ilha bem distribuída ao longo dos 12 meses.

Com uma população de cerca de 2,9 mil habitantes, Fernando de Noronha foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). O local já teve praias eleitas como as mais bonitas do Brasil e do mundo, como a Praia do Leão e a Baía do Sancho.

O arquipélago é constituído de duas unidades de conservação federais (UCs), o Parque Nacional Marinho, mantido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e a Área de Proteção Ambiental, administrada pelo Governo de Pernambuco.

Visitação

O Parque oferece oportunidades controladas de visitação. O acesso à ilha é feito somente por barco ou nos três voos diários, saindo de Natal (RN) e Recife. A oferta de leitos também é restrita.

"Não podemos ultrapassar esses limites sem os devidos cuidados com o meio ambiente", explica o administrador-geral de Noronha, Luís Eduardo Antunes. "Nosso destino é bem atípico. Temos nossas limitações e mesmo dentro dessa conjuntura e com forte crise econômica registramos números crescentes em 2015", comemora.

Atualmente, o governo de Pernambuco cobra uma taxa diária de preservação ambiental (TPA) de R$ 68 nos primeiros cinco dias de permanência do turista no arquipélago. O valor é corrigido após o 5o dia e novamente após o 10o dia. Segundo Antunes, a ideia é desestimular uma maior permanência dos turistas e possibilitar a ida de outras pessoas.

Atrações

Ao todo, 16 praias fazem de Fernando de Noronha o lugar perfeito para o banho de mar e o mergulho. No mês de setembro, as chamadas praias do mar-de-dentro (área da ilha voltada para a costa brasileira) ficam extremamente calmas e a visibilidade chega a 50 metros de profundidade, o que lhe dá status de um dos melhores lugares de mergulho do mundo.

Existem cerca de 17 pontos diferentes de mergulho, com diversas modalidades. Entre elas, o plana sub, snorkel e cilindro. Em setembro, também se realiza a Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno), uma aventura marítima de 300 milhas náuticas que reúne velejadores do Brasil e do exterior.

De dezembro a março, o vento e as correntes transformam as praias do mar-de-dentro no palco para o "show do surf". A ilha é conhecida como o "Havaí brasileiro" devido às ondas que chegam a quatro metros de altura. As praias do "Mar de Fora", Sueste, Atalaia, Caieira e Leão, voltadas para o continente africano, também são muito disputadas.

A Atalia é considerada um dos melhores lugares para mergulho livre na ilha, desde que tenha presença de um guia. A Praia do Leão é o santuário das tartarugas marinhas e ponto de desova da espécie.

Boas opções não faltam para quem deseja desvendar a ilha a pé. A Trilha Costa Azul, com ponto de partida na Vila dos Remédios, tem um percurso com cerca de 2,3 km até a praia do Boldró. No trajeto podem ser visitados, além do conjunto histórico da Vila dos Remédios, o forte de Nossa Senhora da Conceição, a Pedra do Pião, a Vila da Conceição, as praias do Cachorro, do Meio, da Conceição, e do Boldró, e o trecho formado pelos seixos de rocha vulcânica que formam a base do morro do Pico.



http://www.brasil.gov.br/turismo/2017/01/fernando-de-noronha-registra-aumento-de-turistas-em-2016
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.