Festa de dez anos do Parna do Descobrimento tem participação direta da comunidade local

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 05/05/2009
O Parque Nacional (Parna) do Descobrimento, no litoral sul da Bahia, promoveu na semana passada festa em comemoração aos dez anos de criação da unidade. O evento, que não teve nenhum custo para a unidade, contou com a colaboração das comunidades locais, que levaram comidas e bebidas produzidas por elas próprias.

"Pedimos às comunidades que levassem aquilo que elas produzem, como forma de divulgação das tradições locais. A resposta foi muito boa", disse o chefe do Parna, Euripedes Pontes Jr. "Quem produz mandioca levou farinhas e tapiocas, quem planta mamão levou compotas e doces, quem planta frutas expôs os sucos que fabrica, quem tem gado levou o leite e derivados, e assim os interessados levaram seus produtos e ofertaram aos convidados."

A banda de Prado animou a festa com uma trilha musical especialmente prepara em comemoração à data. A Prefeitura de Prado, junto com uma mineradora, auxiliou no nivelamento da entrada do parque. Os produtores alugaram as tendas que foram montadas no local.

Desde que o Conselho Consultivo foi formado em 2007, há um processo de integração do parque com os vários segmentos sociais da região. "Foi gratificante ver os vários membros da comunidade dialogando e curtindo a festa", disse Euripedes, satisfeito com o resultado do evento.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.