Filhote de espécie rara de gavião é resgatado no Pará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/05/2012
Um filhote de uiraçu-falso (Morphnus guianensis), espécie rara e conhecida como gavião-real-falso, foi localizado no município de Cametá, no estado do Pará, nas margens do lago de Tucuruí. Esse é o primeiro indivíduo removido da natureza que chega ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo o chefe da Floresta Nacional (Flona) de Carajás, Frederico Drumond Martins, a mãe do animal foi abatida a tiros e usada para alimentação. O filhote caiu do ninho e estava sendo criado também para alimentação.

Comprado por R$ 50 de um funcionário da Eletronorte, o animal foi entregue ao Centro de Biodiversidade da empresa e, posteriormente, levado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no município de Marabá.

Em seguida, o filhote foi encaminhado à Flona de Carajás onde permaneceu até a segunda-feira (14). No momento, está sob os cuidados da Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (Crax), em Minas Gerais.

Na Flona, o animal foi tratado no Parque Zoobotânico Vale com o acompanhamento do ICMBio. Ele chegou ao local apresentando características de maus-tratos como, por exemplo, penas opacas e fratura na asa provavelmente para não voar.

Os exames genéticos dirão se se trata de um macho ou de uma fêmea. A fratura da asa é de recuperação improvável o que inviabiliza sua devolução à natureza. Em cativeiro e sendo monitorado, o animal auxiliará em programas de conservação.

Programa

O Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) acompanha seis ninhos da espécie, todos localizados na Amazônia. A Flona de Carajás possui um núcleo ligado ao PCGR que tem o objetivo de estudar e proteger as grandes águias brasileiras, entre elas o uiraçu-falso.

O uiraçu-falso mede entre 81 cm e 91 cm e as fêmeas são maiores que os machos. O padrão de plumagem pode variar sendo o peito branco, preto ou rajado. Essa última coloração ainda mais rara foi da espécie encontrada.

Quando comparado ao gavião-real (Harpia harpya) a espécie de ocorrência mais rara, de porte menor, apresenta o penacho mais discreto e constrói seu ninho em árvores mais baixas. Além disto, suas presas são menores tais como serpentes e roedores.

Saiba mais sobre o PGCR em http://gaviaoreal.inpa.gov.br/




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2889-filhote-de-especie-rara-de-gaviao-e-resgatado-no-para.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.