Filhotes de anta e porco-do-mato são resgatados em incêndio de parque

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/09/2015
Circuito das Cachoeiras será reaberto a partir desta sexta-feira (25) em MT.
Animais estavam em área afetada por incêndio em Chapada dos Guimarães.


Um filhote de anta e dois filhotes de porco-do-mato foram resgatados nesta quinta-feira (24) por brigadistas durante o combate a um incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por administrar o parque, os filhotes não estavam feridos e foram colocados em áreas menos danificadas, juntamente com os 'pais'.

O fogo começou no último dia 18, onde os brigadistas encontraram duas novas 'frentes' de fogo entre a Comunidade São Jerônimo, próxima à porção sul do parque, onde o incêndio atingiu fazendas e propriedades, indo em direção para morros e unidades de conservação.

O segundo foco de incêndio foi identificado às margens da MT-351 (Estrada do manso), onde alcançou fazendas de gado, plantações de eucalipto e chácaras na região do Rio Soberbo e Rio Coxipó-Açu.

Em sobrevoo, o coordenador da Sala de Situação de Combate, Luiz Gustavo Gonçalves, pode visualizar que o fogo instalado a noroeste do parque diminuiu. Os poucos pontos de fumaça detectados naquela localidade indicam que o fogo está sendo controlado conforme planejado.

A partir desta sexta-feira (25), o Circuito das Cachoeiras será reaberto e poderá ser visitado com acompanhamento de guias autorizados. O fogo que estava próximo ao atrativo foi combatido e não oferece mais risco aos visitantes.

Completam os atrativos abertos à visitação o Vale do Rio Claro e a Cidade de Pedras. Permanecem interditados por motivo de segurança e para abrigar toda a operação logística de combate ao fogo o Véu de Noiva e a Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha.

Para recuperação ambiental, seguem fechados o Morro São Jerônimo e a Trilha da Casa do Morro/Carretão. O trabalho de combate ao incêndio é feito por brigadistas do ICMBio, bombeiros e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O instituto informou que somente após o controle total do incêndio poderá calcular o tamanho da área destruída.

O parque

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/09/filhotes-de-anta-e-porco-do-mato-sao-resgatados-em-incendio-de-parque-mt.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.