Filhotes de quelônios são soltos no rio Uatumã, no Amazonas

http://acritica.uol.com.br - 10/03/2011
O projeto Quelônios do Uatumã vai soltar 17.848 filhotes de tartaruga-da-amazônia, de iaçá, de tracajá e de irapuça no rio Uatumã, afluente do rio Negro. A programação estava marcada para começar nesta sexta-feira (11).

O evento, contudo, foi cancelado no final da tarde desta quinta-feira (10), sem que a Eletrobras divulgasse os motivos. Uma data, ainda a ser divulgada, será marcada para a soltura.

O projeto da Eletrobras mobiliza cerca de 300 moradores pertencentes às comunidades próximas ao município de Uatumã, como, Bela Vista, São Benedito, Maracarana, Manaaim, Abenezer, Nossa Senhora do Livramento e Jacaré-quara.

Esta seria a 13ª soltura dos filhotes de quelônios. O projeto é desenvolvido e executado pela Eletrobras Amazonas Energia em parceria com o Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA/Balbina).

Além da soltura dos animais, a programação inclui também atividades culturais e desportivas nas comunidades.

Envolvimento

O envolvimento dos comunitários colaborou para a redução do comércio ilegal dos quelônios, segundo o coordenador do Cppqa, Paulo Henrique Oliveira.

Ele afirma que são protegidas áreas para a conservação das espécies de quelônios e seus habitats, principalmente no verão e no período reprodutivo quando os quelônios estão vulneráveis à caça.

"Com as ações educativas do projeto e envolvimento das comunidades a caça de quelônios nas comunidades já diminuiu bastante. Notamos também que conservando algumas áreas chaves e protegendo as praias, indiretamente estamos conservando outras espécies que usam esses habitats para alimentação e reprodução, além de promover qualidade de vida para as famílias ribeirinhas que usam e dependem dos recursos de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS)", enfatizou.

Criatório

O CPPQA mantém um criatório de tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis) com aproximadamente 400 tartarugas adultas, matrizes e reprodutoras que procriam nos tanques.

Em 13 anos de existência, o programa produziu e soltou em ambiente natural cerca de 100 mil filhotes de quelônios.

O projeto também conta com a parceria das comunidades ribeirinhas do Rio Uatumã, as prefeituras municipais de São Sebastião do Uatumã, Presidente Figueiredo e Itapiranga, Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM), Corredores Ecológicos e Rebio Uatumã.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Filhotes-preservacao-Balbina-Uatuma-Amazonas_0_441555915.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.