Fiscais apreendem 10 toneladas de peixe em reserva no Amazonas e doam à comunidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/02/2010
Fiscais da Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, às margens do Rio Purus, no Amazonas, apreenderam nove embarcações e 21 redes de pesca profissional, 12 canoas de nove metros, quatro barcos de alumínio com motor 15 hp e um aparelho de rádio comunicador. As redes têm valor estimado de aproximadamente R$ 420 mil e as embarcações de R$ 900 mil.

Foram apreendidas ainda mais de 10 toneladas de peixe, doados depois a moradores pobres de Tapauá, segundo Fábio Carvalho, chefe da unidade. Além de Fábio, participaram da operação Agenor Herculino dos Santos, técnico ambiental do ICMBio, lotado na Rebio Abufari,e dois auxiliares de campo.

A operação, realizada em parceria entre a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Policia Militar, foi iniciada às 5h de 18 de fevereiro e só terminou no dia 20, às 17h. Ninguém dormiu durante todo esse tempo.

A equipe encontrou os infratores - mais de 90 homens - espalhados em um complexo de lagos dentro que Unidade de Conservação. Para se chegar lá, é preciso fazer viagem de 11 horas a partir da base de fiscalização da Rebio Abufari.

Na ocasião, esse complexo de lagos abrigava mais de 300 toneladas de peixe da espécie Jaraqui (Semaprochilodus taeniurus) em período de reprodução, prontos para desovar.

As embarcações foram levadas em comboio até a base de Abufari, para serem autuadas, onde o reforço policial - quatro policiais militares fortemente armados, cedidos pelo delegado de policia de Tapauá - já esperava. Os infratores não foram presos, mas responderão a processo administrativo e penal por crime ambiental.

Fato curioso, que dificultou a operação, foi que moradores de algumas comunidades localizadas dentro da unidade agiam como olheiros para os criminosos, transmitindo informações via rádio comunicador cada vez que a equipe da Rebio Abufari se aproximava.


UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Abufari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.