Fiscais apreendem três embarcações e 300 quilos de peixe em Abrolhos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/02/2010
Cerca de 300 quilos de pescado, quatro redes de emalhar, três metros de espinhel e três embarcações foram apreendidos dentro Parque Nacional Marinho de Abrolhos, entre os dias 26 e 29 de janeiro, durante a operação de fiscalização intitulada "Abra os Olhos". Nas três embarcações, além da pesca comercial, havia pessoas praticando mergulho ilegalmente.

Os pescadores não respeitaram a lei, desconsideraram a proibição da pesca em parque nacional marinho e foram flagrados retirando do mar espécies como badejo, bodião azul, cioba, arraias e outros pescados. Nas embarcações apreendidas, os agentes encontraram também barbatanas de tubarão e cações, dentre outros animais marinhos. As quatro multas administrativas aplicadas nos infratores totalizaram R$ 70 mil.

Realizada por agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a operação "Abra os Olhos" flagrou e multou vários infratores, dentre eles integrantes do governo municipal de Caravelas, cidade situada no litoral sul da Bahia, os quais são proprietários de algumas das embarções apreendidas.

O objetivo da fiscalização foi "identificar e coibir ilícitos que constantemente vem ocorrendo no Parnamar", afirma o chefe da Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes em Porto Seguro, Leonardo Brasil. Segundo ele, a operação recebeu o nome de "Operação Abra os Olhos" em referência à origem do nome do arquipélago. A palavra Abrolhos é resultdo da aglutinação das três palavras "abra os olhos", faladas com a pronúncia do português de Portugal.

Brasil disse que os servidores do Instituto que atuam no Parnamar de Abrolhos colaboraram com a operação desde o seu planejamento e ajudaram a viabilizar uma ação integrada, "que resultou na participação de fiscais do Parque Nacional (Parna) Pau Brasil e de um fiscal da própria coordenação", informou.

A operação foi também uma forma de pôr em prática uma nova proposta de gestão da Coordenação Regional (CR) para unidades de conservação. "Estamos preparando um planejamento integrado entre as unidades vinculadas à CR para que as operações aconteçam cada vez mais com a colaboração entre elas e sempre que possível abranjam mais de uma unidade de conservação", explicou o coordenador Regional.

Leonardo Brasil contou que, durante a operação, foram abordadas dez embarcações. A equipe de fiscalização aproveitou a oportunidade para executar um trabalho de educação ambiental e orientar os pescadores sobre a prática da pesca comercial na região externa ao Parnamar, bem como explicar sobre a importância do parque para a preservação das espécies marinhas.

As embarcações encontradas praticando pesca comercial e de mergulho foram rebocadas até o município de Caravelas, autuadas e apreendidas. Os pescados foram distribuídos para instituições de caridade do município e os infratores tiveram as atividades comerciais suspensas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.