Fiscais combatem irregularidades em reserva ambiental mineira

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 22/06/2009
A operação ocorreu no Parque Nacional Sempre Vivas nas duas primeiras semanas de junho. De acordo com a chefe da reserva, Kelen Ferreira, na ação foram autuadas duas empresas por descumprirem embargo anterior. Uma delas é um clube no entorno do parque, que está impedido de abrir as portas por falta de licença ambiental. A outra estava embargada por desmatamento irregular e, mesmo assim, o proprietário havia plantado capim e colocado gado para pastar no local. Os animais foram retirados da região e o empresário notificado mais uma vez.

Também foram constatadas irregularidades no Projeto de Assentamento Betinho, onde havia loteamento irregular e criação de gado numa Área de Proteção Permanente do Rio Jequitaí. Outro crime praticado nas proximidades do parque era o desmatamento ilegal de Aroeira em área de Mata Atlântica e de Mata Seca, que são protegidas por lei. Os infratores não foram encontrados nos locais.

A operação ainda flagrou garimpos ilegais no parque. Conforme Kelen Ferreira, encontrar esses locais tem sido uma das batalhas mais difíceis para a fiscalização. "O parque é formado por muitas serras, e os garimpeiros mudam muito de lugar. Para detectarmos as explorações irregulares só se for com a utilização de aeronaves. Nós conseguimos êxito em alguns casos devido ao monitoramento constante."

A chefe do Parque Nacional Sempre Vivas detalha que todos os infratores foram autuados e que o relatório da situação verificada no assentamento será enviado à Coordenação Geral de Procedimentos Contenciosos (CGPRO). Ela avisa que todas essas áreas vão continuar sendo monitoradas, para que haja maior respeito às leis ambientais. "Inclusive, as autuações dessa operação foram resultados do nosso trabalho de triagem", ressalta Kelen.

Para ela, é lamentável que ainda persista este tipo de situação e que as pessoas não respeitem o meio ambiente. A degradação causada por esse tipo de atitude, às vezes, é irreversível. Como ressalta Kelen Ferreira, no caso do gado sendo criado no assentamento, numa APP, por exemplo, a vegetação natural protegida por lei é completamente degradada.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sempre-Vivas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.