Fiscais da Esec Taiamã abordam quase 70 embarcações em operação de combate à pesca predatória

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/06/2009
A Estação Ecológica (Esec) de Taiamã, localizada no Pantanal de Mato Grosso, na região de Cáceres e Poconé, realizou na última semana operação de fiscalização denominada "Mordida de Ariranha I", como ação da semana do Meio Ambiente.

O objetivo da operação foi coibir os ilícitos ambientais relacionados à pesca predatória e informar aos turistas, piloteiros e comandantes de barcos-hotel sobre a necessidade de trafegar apenas portando documentação de identificação e a licença de pesca, uma vez que existem áreas de restrição à pesca que devem ser respeitadas, como as definidas pela Instrução Normativa IN 09/2009 do Ibama.

Durante a operação foram lavrados seis autos de infração, duas notificações, sete termos de apreensão e depósito, com apreensão de 11 varas com molinetes ou carretilhas, um viveiro para iscas, cinco caixas de tralha de pesca, dois barcos de 5,5 metros de comprimento de alumínio tipo semi-chata, equipados cada um com 1 motor de popa Yamaha de 15 Hp´s.

Foram feitas 196 abordagens a pescadores turistas, 64 em barcos de alumínio e cinco ações de fiscalização a barcos-hotel, em seus respectivos frezeers e geladeiras. A operação ocorreu nos rios Paraguai, Bracinho, Sararé, diversas baias e corixós, área de campo "Cai Cai", onde foram abordados turistas pescadores de diversas regiões do Brasil oriundos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, além de turistas da Argentina e do Paraguai.

Os peixes vistoriados estavam dentro dos padrões estabelecidos pela Portaria no 03/2008 do Ibama. As espécies mais encontradas nos freezers e geladeiras dos barcos-hotel foram os barbados, pintados, palmito e piranhas.

A equipe para operação de fiscalização foi formada por agentes de fiscalização, analistas e técnicos ambientais, que percorreram a área da unidade e de sua área circundante, no período de 1 a 5 de junho.

A operação recebeu esse nome, em homenagem ao hábito de se alimentar da espécie Pteronura brasiliensis, vulgarmente conhecida como ariranha. Este mamífero mustelídeo se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção do Ibama.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taiamã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.