Fiscalização atua conjuntamente em três UC do norte do país

MMA - http://www.mma.gov.br/ - 11/10/2013
Uma operação de fiscalização foi realizada entre os dias 9 e 27 de setembro, no interior e entorno da Floresta Nacional do Jamari e dos Parques Nacionais Mapinguari e dos Campos Amazônicos. A ação teve como objetivo coibir o avanço do desmatamento e a extração ilegal de madeira e minérios e ocorreu nos municípios de Lábrea (AM), Vista Alegre do Abunã (RO), Novo Aripuanã (AM), Colniza (MT) e Itapuã do Oeste (RO).

Coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Exército Brasileiro, a Operação Hiléria Pátria contou com a participação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Força Nacional e a Polícia Federal. Todo o processo de planejamento das ações, que durou cerca de dois meses, contou com o envolvimento direto da Coordenação Regional 1 e gestores das unidades de conservação envolvidas, afim de estabelecer detalhadamente cada passo de forma conjunta.

A operação foi realizada de forma contínua, tendo seu início na Floresta Nacional do Jamari, tendo como foco, garimpos ilegais. Na sequência, a fiscalização passou pelo Parque Nacional Mapinguari até chegar ao Parque Nacional dos Campos Amazônicos. Ambas ações tiveram foco no combate ao desmatamento e exploração ilegal de madeira. Ao longo das ações, estiveram envolvidos dez fiscais do ICMBio além de cinco servidores que trabalharam no planejamento e no pós-operação, nove fiscais do IBAMA, nove policiais federais, sete policiais rodoviários federais e cerca de 150 integrantes do Exército Brasileiro.

O Exército foi responsável pela logística das ações, incluindo a instalação de acampamentos, fornecimento de alimentação e combustível, além de atuar na retirada de bens apreendidos ou na destruição/inutilização de madeira em casos específicos. Como resultados das ações foram mapeados 26 carreadores que totalizaram 120 quilômetros de extensão, contendo 66 esplanadas, onde foram contabilizadas 591 toras que corresponderam a cerca de 1.800 m³ de madeira. Foram autuados e embargados sete polígonos de desmatamento, que totalizaram mais de 600 hectares. Na ocasião, ainda foram apreendidos três caminhões, dez tratores, quatro motocicletas, quatro motosserras e 25 motores e um veículo de passeio. Foram lavrados 35 autos de infração pelo ICMBio e seis pelo IBAMA, totalizando mais de R$ 5 milhões em multas até o momento.

No caso específico do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, toda a madeira apreendida foi doada ao Exército, que ficou responsável pela retirada destes bens, mantendo efetivo na região até que o processo de retirada de toda a madeira e demais bens apreendidos seja concluído.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4401-fiscalizacao-atua-conjuntamente-em-tres-uc-do-norte-do-pais.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  • UC Campos Amazônicos
  • UC Mapinguari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.